Translate

Google+ Badge

Google+ Followers

MRV ENGENHARIA APOSTA EM NOVOS TALENTOS DA GERAÇÃO Y

A MRV Engenharia faz parte de uma seleta lista elaborada pelo LinkedIn, uma rede social de negócios, com um ranking no qual são apontadas as empresas que mais atraem os jovens da geração Y. Para isso, a rede social analisou o comportamento dos jovens na procura de emprego, as empresas que eles seguem e as visitas nas páginas de empresas e perfis de participantes. Em primeiro lugar, aparece a Natura, seguida da Totvs, Abril, Braskem, Grupo RBS, GVT, Suzano Papel e Celulose, UOL, MRV Engenharia (9ª posição) e Gafisa. A geração Y é conhecida como a do milênio ou da internet.

O diretor de recursos humanos da MRV Engenharia, Ricardo Paixão, disse que a empresa é completamente digitalizada e utiliza as mídias sociais como uma ferramenta importante para atrair novos talentos, principalmente, da geração Y. “A gente usa não só o Linkedin, mas também outras mídias sociais, inclusive, para fazer divulgação de vagas. A gente usa também facebook e o twitter. A gente é uma empresa totalmente digitalizada e isso é um traço marcante da geração Y. Esse pessoal tem bastante facilidade com tecnologia e estão completamente conectados. Usam essa mídia virtual com bastante facilidade e a gente tem explorado isso daí realmente para atrair esses talentos para dentro da empresa”, diz.
Ricardo Paixão afirmou que os profissionais da geração Y tem um interesse em crescer muito rápido na carreira e isso é um traço marcante dessa geração. “A MRV é uma empresa que tem crescido muito  já por alguns anos seguidos e toda empresa onde há essa possibilidade, onde existe esse crescimento rápido e grande acaba atraindo esse tipo de profissional porque ele tem oportunidade de crescimento rápido na carreira, então a velocidade de crescimento rápido, ascensão dentro da hierarquia da empresa e bastante rápida acaba atraindo bastante esse talento da geração Y”, explica.

A empresa possui um modelo de gestão há mais de 15 anos que é a cultura do partnership e essa linha de ação tem atraído muitos profissionais para a empresa. “Para todos os nossos talentos incluindo geração Y ou não a gente tem uma cultura do partnership. Isso é uma estratégia de retenção que a empresa tem transformando os executivos e principais colaboradores em sócios da empresa. Para que eles possam ser realmente sócios da empresa eles assinam conosco um desafio de longo prazo e para que possam ter essa recompensa precisam ficar um prazo maior dentro da empresa. A gente também investe muito em formação e isso é uma preocupação muito grande dessa geração Y, que é de ter realmente uma formação superior, então o nosso programa de trainee tem atraído bastante gente em função disso, pois as pessoas sabem que estando com a gente durante 4 ou 5 horas vão esta num nível de preparação bastante superior diferentemente de outra empresa que não está acostumada a um crescimento tão grande”, detalha.
De acordo com esse modelo de partnership, cerca de 200 funcionários receberam ações da construtora e, dessa forma, trabalham alinhados para concretizar o projeto de crescimento da MRV. Como uma empresa moderna, a companhia faz o pagamento dos lucros ou resultados (PLR) aos seus colaboradores como uma forma de reconhecimento dos esforços das equipes para o crescimento da empresa.

O diretor de RH da MRV Engenharia, Ricardo Paixão, disse que dentro do corpo gestor em torno de 30% a 40% da empresa pertence à geração Y e do corpo de diretores há alguns que também são dessa geração Y. 
MRV

A MRV Engenharia foi fundada em primeiro de outubro de 1979 e é considerada uma das maiores construtoras do País, sendo a única companhia presente em mais de 100 cidades de 18 estados, além do Distrito Federal. Nos últimos anos, antevendo a forte expansão do segmento de construção, a empresa vem se preparando para crescer. O grupo inicialmente se reestruturou, excluindo todos os negócios que não eram focados em construção e incorporação de empreendimentos residenciais populares. Adquiriu vários terrenos e áreas para acelerar seus lançamentos, além de iniciar a contratação acelerada de profissionais.
Em dezembro de 2006, a empresa vendeu 16,7% de seu capital para um fundo de investimento britânico. Em julho de 2007, a companhia passou a fazer parte do Novo Mercado,mais elevado nível de Governança Corporativa da Bovespa, ofertando 45,9 milhões de ações ordinárias ao mercado, equivalentes a R$ 1,2 bilhão, e passando a ser uma empresa com ações cotadas em bolsa.

O sucesso da empresa é reflexo da união de três conceitos incluindo localização dos imóveis, preço e forma de financiamento. A MRV Engenharia orienta a construção de seus residenciais nos melhores bairros das cidades onde está presente. As casas e apartamentos da construtora atendem as expectativas populares, em três linhas de produtos: Parque (apartamentos), Spazio (apartamentos) e Village (casas). Todos eles têm como características comuns a presença marcante de áreas verdes com paisagismo e fachadas diferenciadas. São condomínios fechados com guarita de segurança e possuem otimização econômico-financeira da área do condomínio. Os empreendimentos têm imóveis nas versões de dois, três e quatro quartos, que podem ser financiados através da Caixa Econômica Federal ou bancos particulares parceiros.
Os projetos da construtora são baseados em estruturas que podem ser replicadas em diferentes tipos de empreendimentos. Esta estrutura modular de construção permite que a companhia consiga reduzir o ciclo de incorporação e possa entregar seus imóveis em curtos prazos. Com isso, a empresa melhora o retorno obtido em seus empreendimentos.