*Geraldo
Rossi e Tiago Aguirre
Qual
a importância de definir a estratégia de uma empresa?
a importância de definir a estratégia de uma empresa?
Atualmente,
ao entrarmos no site de praticamente todas as empresas, encontramos uma área
onde estão descritas a visão, a missão e os valores do
negócio. Estas três diretrizes, devem transmitir com simplicidade a essência do
negócio: onde se deseja chegar (visão), o que se faz para chegar ao destino
(missão) e como são pautadas as decisões do que fazer (valores). Voltando a
pergunta inicial, por que fazer isso?
ao entrarmos no site de praticamente todas as empresas, encontramos uma área
onde estão descritas a visão, a missão e os valores do
negócio. Estas três diretrizes, devem transmitir com simplicidade a essência do
negócio: onde se deseja chegar (visão), o que se faz para chegar ao destino
(missão) e como são pautadas as decisões do que fazer (valores). Voltando a
pergunta inicial, por que fazer isso?
Uma
empresa que não sabe onde quer chegar, terá dificuldades em definir o
que fazer, quem vai fazer e como fazer. Ou seja, três conceitos simples, que
traduzem a estratégia de um negócio, influenciarão desde o perfil de
competências e qualificações da equipe, até as diretrizes de investimento para
crescimento e consolidação de uma empresa confiável. É importante entender que
publicando estas informações, serão abertas oportunidades para identificar
novos clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo colaboradores.
empresa que não sabe onde quer chegar, terá dificuldades em definir o
que fazer, quem vai fazer e como fazer. Ou seja, três conceitos simples, que
traduzem a estratégia de um negócio, influenciarão desde o perfil de
competências e qualificações da equipe, até as diretrizes de investimento para
crescimento e consolidação de uma empresa confiável. É importante entender que
publicando estas informações, serão abertas oportunidades para identificar
novos clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo colaboradores.
Para
definir a estratégia de um negócio, principalmente para quem está começando, é
necessária não só inspiração, mas muita transpiração para perceber se o caminho
que se deseja percorrer é adequado ou não. Usualmente o empreendedor precisa
validar várias hipóteses (ou condições) com seus clientes para concluir se o
caminho é adequado. É possível verificar que a missão de um negócio pode
auxiliar seu cliente a realizar sua missão (caso seja uma empresa) ou realizar
um desejo (caso seja um consumidor).
definir a estratégia de um negócio, principalmente para quem está começando, é
necessária não só inspiração, mas muita transpiração para perceber se o caminho
que se deseja percorrer é adequado ou não. Usualmente o empreendedor precisa
validar várias hipóteses (ou condições) com seus clientes para concluir se o
caminho é adequado. É possível verificar que a missão de um negócio pode
auxiliar seu cliente a realizar sua missão (caso seja uma empresa) ou realizar
um desejo (caso seja um consumidor).
Levando
em consideração esta lógica de conexões, podemos pensar em mercados e
especialidades para direcionar um empreendimento. Neste momento surge uma
questão: qual o melhor mercado a direcionar os esforços, minimizando riscos e
potencializando resultados?
em consideração esta lógica de conexões, podemos pensar em mercados e
especialidades para direcionar um empreendimento. Neste momento surge uma
questão: qual o melhor mercado a direcionar os esforços, minimizando riscos e
potencializando resultados?
Algumas
empresas já nascem olhando o mercado de forma global. Para isso é necessário
entender outras culturas, possuir relacionamentos e competências que nem sempre
são adquiridas nos livros ou cursos de negócios. Estas empresas potencialmente
trabalham com tecnologias inovadoras, que rompem a barreira espaço e são
mais exceção do que regra.
empresas já nascem olhando o mercado de forma global. Para isso é necessário
entender outras culturas, possuir relacionamentos e competências que nem sempre
são adquiridas nos livros ou cursos de negócios. Estas empresas potencialmente
trabalham com tecnologias inovadoras, que rompem a barreira espaço e são
mais exceção do que regra.
E
para as empresas que não trabalham com tecnologias inovadoras, o que fazer?
Quais são os mercados a buscar? Uma possibilidade interessante é entender as
diretrizes da Política de Desenvolvimento de um município, estado ou país,
dependendo do alcance desejado do negócio. Quais são os setores que o governo
espera que sejam o carro chefe ou locomotiva do progresso da
região? Como o governo deseja que a locomotiva puxe os outros setores?
Essa decisão é usualmente tomada em países desenvolvidos, buscando a melhoria
da qualidade de vida da população, e procurando potencializar as principais
competências já disponíveis. E se olharmos para estes países, encontraremos
sempre excelentes universidades (entre as 100 maiores do mundo), formando
profissionais de ponta para os setores prioritários.
para as empresas que não trabalham com tecnologias inovadoras, o que fazer?
Quais são os mercados a buscar? Uma possibilidade interessante é entender as
diretrizes da Política de Desenvolvimento de um município, estado ou país,
dependendo do alcance desejado do negócio. Quais são os setores que o governo
espera que sejam o carro chefe ou locomotiva do progresso da
região? Como o governo deseja que a locomotiva puxe os outros setores?
Essa decisão é usualmente tomada em países desenvolvidos, buscando a melhoria
da qualidade de vida da população, e procurando potencializar as principais
competências já disponíveis. E se olharmos para estes países, encontraremos
sempre excelentes universidades (entre as 100 maiores do mundo), formando
profissionais de ponta para os setores prioritários.
E
no nosso Brasil, a vocação do nosso desenvolvimento é clara? Agronegócio?
Mineração? Indústria automobilística? Empresas de base tecnológica? Nossas
universidades e colégios técnicos estão formando as competências exigidas por
um mercado global, conforme nossa vocação? Ou encontramos muitas alternativas e
pouco direcionamento efetivo?
no nosso Brasil, a vocação do nosso desenvolvimento é clara? Agronegócio?
Mineração? Indústria automobilística? Empresas de base tecnológica? Nossas
universidades e colégios técnicos estão formando as competências exigidas por
um mercado global, conforme nossa vocação? Ou encontramos muitas alternativas e
pouco direcionamento efetivo?
Nas
últimas semanas estamos sendo “bombardeados” com informações sobre
taxa de juros, metas de inflação, diminuição de arrecadação de impostos,
desoneração setorial, empréstimos e financiamentos de grandes grupos
empresariais, e muito blá, blá, blá.
últimas semanas estamos sendo “bombardeados” com informações sobre
taxa de juros, metas de inflação, diminuição de arrecadação de impostos,
desoneração setorial, empréstimos e financiamentos de grandes grupos
empresariais, e muito blá, blá, blá.
Por
que ninguém explica quais são os critérios de desoneração de impostos? Pagamos
quase 40% de impostos nos remédios e materiais escolares. Não seria importante
desonerar também estes setores? Estamos falando em saúde e educação!
que ninguém explica quais são os critérios de desoneração de impostos? Pagamos
quase 40% de impostos nos remédios e materiais escolares. Não seria importante
desonerar também estes setores? Estamos falando em saúde e educação!
Até o início de maio, o impostômetro já
apontava 579 bilhões de reais em impostos arrecadados. Como está sendo
utilizada esta “montanha” de dinheiro? Transparência não é só mostrar
quanto se gastou, mas como se gastou e com qual resultado.
apontava 579 bilhões de reais em impostos arrecadados. Como está sendo
utilizada esta “montanha” de dinheiro? Transparência não é só mostrar
quanto se gastou, mas como se gastou e com qual resultado.
Com
certeza, no momento em que as diretrizes estratégicas do governo federal,
estadual e municipal estiverem claramente definidas em políticas de
desenvolvimento (que retratam a estratégia de desenvolvimento de uma nação), as
empresas já existentes e as novas encontrarão um cenário muito mais propício
para investir, gerar oportunidades de trabalho e distribuição de renda, de
forma ética e sustentável.
certeza, no momento em que as diretrizes estratégicas do governo federal,
estadual e municipal estiverem claramente definidas em políticas de
desenvolvimento (que retratam a estratégia de desenvolvimento de uma nação), as
empresas já existentes e as novas encontrarão um cenário muito mais propício
para investir, gerar oportunidades de trabalho e distribuição de renda, de
forma ética e sustentável.
*Geraldo Rossi e Tiago Aguirre são empresários e
respectivamente, presidente e vice do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores
Empresariais (Gênese).
E-mail: [email protected]
respectivamente, presidente e vice do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores
Empresariais (Gênese).
E-mail: [email protected]