ASSOCIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS FAZ DOAÇÃO DE CARTILHA DO CONSUMIDOR

A Associação Paulista de Supermercados
(Apas) doou ao Procon de Campinas (SP) a impressão de 3 mil exemplares da Cartilha
do Consumidor – Entenda seus Direitos. A cartilha foi elaborada pelo Procon e
lançada na ocasião do Dia do Consumidor, em 15 de março deste ano. Na época,
foram impressos mil exemplares, que se esgotaram. Em 53 páginas em linguagem
acessível e ilustrações lúdicas, a cartilha traz orientações passo a passo
sobre como registrar uma reclamação e detalhamento dos direitos do consumidor
nos casos que apresentam maior número de queixas no Procon, como telefonia,
bancos, comércio eletrônico, empréstimos e cartões de crédito.

A parceria entre a APAS e o Procon para viabilizar
a impressão da cartilha foi formalizada pelo presidente da APAS João Galassi e
pelo Secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de Campinas Alcides Mamizuka, e
pela diretora do Procon de Campinas Viviane Carvalho de Moura Belmont.

O objetivo da Cartilha é orientar os consumidores
quanto à formalização de queixas e atenção na hora da compra de produtos e
serviços para que as empresas respeitem o Código de Defesa do Consumidor. A
diretora do Procon Campinas, Viviane Belmont, disse que com a cartilha o
consumidor tem uma visão antecipada de todos os seus direitos. Viviane ressalta
que a educação e informação de consumidores quanto aos seus direitos, bem como
de fornecedores em relação aos seus deveres, são um dos princípios da Política
Nacional das Relações de Consumo, do Código de Defesa do Consumidor.  “Para o Procon, a cartilha é mais uma
ferramenta de defesa e proteção aos consumidores que terão acesso aos
principais direitos e poderão exercê-lo tanto no Procon quanto nos
estabelecimentos comerciais”, disse.

Para o secretário chefe de gabinete da prefeitura
de Campinas, Alcides Mamizuka, essa ação é uma maneira da APAS reafirmar seu
compromisso social. “A doação dessas cartilhas para a prefeitura consolida uma
relação de parceria muito frutífera com o setor dos supermercados. Eu espero
que essa parceria perdure para sempre”, declarou.

O presidente da APAS, João Galassi, destaca que o
conteúdo da cartilha é rico e esclarecedor. “A APAS é uma entusiasta em
alavancar políticas públicas que venham a contribuir com a comunidade, com a
sociedade e principalmente com as cidades onde ela atua.. No caso específico da
cartilha desenvolvida pelo Procon Campinas ela é rica, é esclarecedora, de
fácil acesso e uma grande contribuição para a nossa cidade”, avaliou.

Além da iniciativa com o Procon de Campinas, a APAS
tem diversas campanhas em parceria com o Procon de São Paulo, como a campanha
“De olho na validade”, na qual se o cliente encontrar um produto com a data de
validade vencida ele leva outro, da mesma marca ou similar gratuitamente. Essa
é uma tendência de colaboração entre os setores público e privado.

 O texto da cartilha aborda orientações
específicas para os segmentos de comércio e prestação de serviços que
apresentam o maior número de reclamações de consumidores no Procon de Campinas.
Segundo a diretora, isso é para facilitar para o consumidor sobre como ele deve
proceder caso se sinta lesado nestas situações em particular.

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor
supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de
abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

 
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn