CINCO DICAS PARA APROVEITAR O FIM DE ANO E AUMENTAR AS VENDAS

Há poucos dias do Natal, comerciantes e vendedores seguem otimistas para os resultados esta época. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o varejo deve ter um crescimento de 4,3% nas vendas nesta época, aumento que não acontecia desde 2014.Mega 150723 Roberto Vilela (Crédito Daniel Zimmermann)

E se o 13º salário, que injeta R$ 132,7 bilhões na economia, é um diferencial do período, algumas ações das empresas e comércios também atraem a preferência do consumidor. O consultor empresarial Roberto Vilela, que há mais de duas décadas atua no treinamento de vendedores, dá dicas para quem quer ampliar os resultados e garantir bons negócios neste fim de ano:

De olho no atendimento: ninguém quer entrar em uma loja e não ser bem recebido. Para Roberto, a forma como um vendedor aborda o cliente diz muito sobre a empresa. “Evite usar os jargões clássicos que muitas vezes irritam o consumidor, como campeão, chefe, flor. Trate-o com respeito, ouça o que ele tem a dizer e tente sempre oferecer o produto que melhor se encaixa a sua necessidade, não apenas aquilo que o fará bater a meta. Dê liberdade para que ele possa escolher e pesquisar dentro da loja e coloque-se à disposição para tirar dúvidas, e, claro, negociar até que a venda seja efetivada”, indica o consultor.

Equipe preparada: diretor da Mega Empresarial, Roberto comumente participa do treinamento de equipes e destaca que esse é um ponto fundamental para quem quer vender mais. “Especialmente em casos de contratações temporárias, é preciso tirar um tempo para treinar os vendedores e cobrar deles também uma boa abordagem, bem como conhecimento dos produtos que estão oferecendo”, diz.

Estenda os prazos: muita gente acaba comprando produtos para presentear e aumentar alguns prazos pode ser um diferencial “Seja nas condições de pagamento ou de troca. Muitas pessoas vão levar semanas até entregar o que compraram e nem sempre a escolha vai agradar quem recebeu. Se o consumidor tiver a oportunidade de realizar a troca em janeiro, por exemplo, vai optar pela loja que oferece essa condição”, avalia Roberto.

Cuide do visual do seu negócio: o consultor também alerta para a importância da iluminação, disposição de produtos, vitrine e ambiente interno dos estabelecimentos. Para ele, é fundamental que o cliente se sinta bem recebido, que o som não prejudique a comunicação e que os itens em promoção estejam em lugares de fácil visualização.

Abordagem certeira: seja via aplicativo de mensagens instantâneas, ligações ou mesmo rede social, o importante é fazer com que o consumidor saiba o quão importante ele é. “Não significa que você deve mandar mensagem toda hora, com qualquer conteúdo. No entanto, especialmente quem já tem uma carteira de clientes que seja conhecida, deve criar abordagens diferenciadas. Aquele contato indicando que uma novidade chegou na loja, uma ligação dizendo que tem uma promoção especial, que vai atrair a atenção do consumidor. Muitas vezes esse contato é o necessário para garantir a venda que estava faltando”, finaliza o consultor.

Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 17 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

Foto: Diretor da Mega Empresarial, Roberto Vilela.

Crédito:  Daniel Zimmermann

 

Veja também

Cópia de Ricardo Villadiego - CEO

EASY SOLUTIONS LISTA AS DEZ PRINCIPAIS PREVISÕES DE FRAUDES ELETRÔNICAS PARA 2018

A Easy Solutions, empresa especializada na prevenção de fraudes eletrônicas em todos os dispositivos, canais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *