CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ PERCORRE FAZENDA SANTA ELISA NESTE DOMINGO

Cerca de 800 pessoas devem participar da 2ª edição da corrida e caminhada do café neste domingo (19/11), a partir das 7h30, passando por 6 km dos principais pontos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que fica na região urbana de Campinas, há 15 km do centro da cidade. O local é utilizado pelos pesquisadores do IAC para estudos dos mais diversos tipos de grãos de café. O tema desta edição “Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade” tem por objetivo divulgar diversos estudos científicos sobre os benefícios do café. A expectativa é de que o evento possa no futuro fazer parte do calendário de eventos de Campinas na medida em que se une educação e saúde através do esporte e da cultura do conhecimento através do café. Predio_Historico_Fazenda_Santa_Elisa_IAC_credito_Roncon&Graça Comunicações

Os participantes percorrerão trechos com plantações de café e passarão por corredor de bambuzal histórico, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural também tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil. “A gente une num único projeto a questão histórica de uma fazenda, fundo econômico, que é o café, que depois da água é o segundo produto mais consumido no mundo e o Brasil é  maior produtor e exportador de café de qualidade com um  programa de saúde e de lazer que é o esporte”, diz.

O evento vai muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para adultos e crianças na caminhada. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’.Plantacao_de_Cafe_Fazenda_Santa_Elisa_IAC_credito_Roncon&Graça Comunicações (1)

A Madrinha da Corrida do Café é a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores  nomes do atletismo feminino, com três participações em  olimpíadas e que nasceu na histórica fazenda Santa Elisa. Aos 13 anos começou a dar os primeiros passos no esporte.  Sexta filha de uma família de oito irmãos, Conceição Geremias  recorda-se que morou com os pais na histórica Fazenda Santa Elisa até por volta de 1977. Tornou-se nacionalmente conhecida ao conquistar a medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de 1983 em Caracas.

O professor Ali El-Khatib destacou os inúmeros benefícios para a saúde. “Eu tenho um trabalho junto com a Unicamp, que o café é bom para evitar no futuro Alzheimer e AVC. É um trabalho de neurologia da Unicamp fantástico. Nós temos vários estudos de cardiologistas, que o café em determinado momento da um equilíbrio cerebral e para algumas pessoas sendo bom para dormir”, diz.

Ele acrescenta que há 36 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

Foto 1 – Prédio Histórico da Fazenda Santa Elisa, centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas.

Foto 2 -Plantação de café na fazenda Santa Elisa.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn