CPqD APRESENTA EM EVENTOS METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA EM MEDIDORES INTELIGENTES

A segurança da informação em redes inteligentes (smart grids) será o foco da participação do CPqD em dois eventos importantes, um deles internacional, programados para o mês de março. As apresentações terão como base os resultados do projeto Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos e Smart Meters, que foi desenvolvido pelo CPqD em parceria com a distribuidora de energia Elektro, com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).0000-reynaldo-formigoni-cpqd

No evento European Smart Grid Cyber Security, que será realizado no dias 21 e 22 de março, em Londres, José Reynaldo Formigoni, gerente de Tecnologia em Segurança da Informação e Comunicação do CPqD, fará uma palestra sobre a experiência obtida a partir desse projeto – que, entre outros resultados, gerou uma metodologia de avaliação do nível de segurança de medidores inteligentes. “Essa metodologia permite analisar vulnerabilidades de software e hardware em medidores de vários fornecedores diferentes”, conta Formigoni.

Na palestra “Smart meter vulnerabilities in smart grid projects: Brazilian experience”,  ele dará uma visão geral da implantação de medidores inteligentes em projetos de smart grid em andamento no Brasil. Falará também sobre o problema de fraude nos medidores eletrônicos e apresentará a metodologia desenvolvida com a Elektro e, ainda, resultados de sua aplicação nos laboratórios do CPqD.

O outro evento que contará com a participação do CPqD é o Cyber Security Brasil Energy & Utilities – 3.ª Conferência de Segurança Cibernética para o Setor de Energia e Utilities no Brasil, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, em São Paulo. José Reynaldo Formigoni será responsável por conduzir os debates da sessão Smart Grid Cyber Security: Vulnerabilidades em Smart Meters e nas Redes Inteligentes, marcada para o segundo dia do evento (28), às 14 horas.

O projeto de P&D com a Elektro teve outros resultados relevantes. Um deles foi a construção de dois laboratórios – um na Elektro e outro no CPqD, para a realização de testes de avaliação de segurança em medidores inteligentes. Além disso, o projeto já deu origem a um livro publicado recentemente pela Elektro, com o título Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos e ao registro de um pedido de patente no INPI.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Reconhecida por sete vezes nos últimos 9 anos como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País, por seis vezes como a Melhor Empresa para Trabalhar do Brasil e duas vezes da América Latina, a Elektro é uma empresa do Grupo Iberdrola, 5º maior grupo de energia elétrica do mundo. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, atende mais de 2,5 milhões de clientes, mais de 6 milhões de pessoas.

Foto: José Reynaldo Formigoni, gerente de Tecnologia em Segurança da Informação e Comunicação do CPqD.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn