A MapMkt, uma empresa 100% nacional, cuja expertise é desenvolver
parcerias com empresas que detêm a mais inovadora tecnologia existente no
mercado de geolocalização está trazendo ao Brasil uma solução móbile que
permite a localização eficiente e funciona independente de GPS, sinal de
operadora e conexão com Internet. Este setor apresenta vertiginoso crescimento
ao redor do mundo por auxiliar de maneira muito pontual a interação entre
empresa e cliente. Otimizar o tempo com segurança é a principal função da
geolocalização. A tecnologia usada pelo aplicativo, que opera em Android e Iphone,
não disponível em outros serviços de mapas, permite a visualização de ambientes
internos como, por exemplo, uma loja, uma seção de produtos, a saída mais
próxima ao estacionamento, um portão de acesso de uma fábrica, entre outros.
físicos, feito a partir da planta de qualquer empreendimento, que apresenta os
mínimos detalhes da estrutura do local. Dessa forma a empresa passa a existir
no mundo virtual exatamente como é vista na realidade, possibilitando a seus
consumidores e visitantes realizar uma visita prévia do lugar, virtualmente e
também representa uma maior facilidade para encontrar o destino desejado de
acordo com as necessidades de busca.
disponibilizar esse serviço em ambientes internos e corporativos, como
aeroportos, shoppings Centers, estádios de futebol e ambientes de grandes
empresas. O diretor executivo da MapMkt, Paulo Hartmann, disse que pretende em breve
procurar a concessionária aeroportos Brasil Viracopos, que assumiu desde o dia
14 de novembro a operação do aeroporto internacional de Campinas, para
apresentar o projeto visando a sua implantação.
“No caso de Viracopos a meta é que ao aeroporto seja o mais importante
do Brasil. Esse serviço só agrega valor para atingir essa meta na qualidade do
serviço. Oferecer um diferencial de comodidade e segurança podendo chegar ao
destino mais curto, mais seguro, dentro do tempo de embarque e ainda poder de
quebra saber onde tem o café mais perto e não ficar limitado ao café que eu
conheço e fica longe do meu portão de embarque isso certamente vai refletir na
operação como um todo”, diz.
wifi, sinal de operadora de telefonia, sinal de GPS. “O único momento em que o
usuário deverá estar conectado na internet é para fazer o download do
aplicativo da empresa em que o mapa de geolocalização estará operando, a
atualização inicia automaticamente e tem duração de segundos”, explica Paulo
Hartmann.
visita completa a uma loja ou qualquer outro empreendimento em visão 3D com
rotatividade da tela de 360 graus, o que proporciona maior facilidade no uso de
sua interface. “Para os lojistas que hoje em dia estão tendo cada vez mais uma
competição mais acirrada do meio digital, das lojas on line, o geolocalizador é
uma forma de trazer o internauta para dentro das lojas”, afirma.
pela Europa e apresenta alto grau de satisfação dos usuários. Para se ter uma ideia, um shopping na França com
150.000 m2 disponibiliza
o aplicativo para 25.000 usuários por mês.
na área de mobilidade trazendo novos conceitos de tecnologia móvel nas áreas de
geolocalização e participado de feiras e congressos na busca de novidades
inovadoras deste mercado. Ele disse que no Brasil já existe uma negociação com
um grupo que administra shoppings centers para implantação em seus
empreendimentos no Brasil.. Segundo Paulo Haertmann, a implantação total do
sistema em um empreendimento pode levar de três a seis meses.
Em eventos como a Copa do Mundo e as
Olimpíadas, que trazem o conceito da Arena multiuso para o cotidiano, o aplicativo
pode ajudar os organizadores e empreendimentos a otimizar o fluxo de pessoas,
possibilitando aos visitantes ganharem tempo, evitando filas e tumulto, além do
vai e vem desnecessário aos guichês e portões de acesso. “A usabilidade e
facilidade de navegação do aplicativo, sem depender de outros tipos de sinais
ou conexão, permite aos usuários ter uma noção exata do que ele vai encontrar
no local. Estamos diante de um novo mercado com grande potencial para ser
explorado”, diz Hartmann.