EMPRESÁRIO UTILIZA ANÁLISE DE SWOT COMO ESTRATÉGIA PARA INSERIR MARCAS NO FRANCHISING

A técnica não é nova, mas suas vantagens são funcionais até hoje. A análise de Swot (criada nos anos 60) é uma ferramenta clássica de administração bastante utilizada no universo empresarial e serve como base para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos seus pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças as quais ela esta exposta.HenriqueMol_Diretor_Executivo_EncontreSuaViagem_01

Fundada há sete anos, a Encontre Sua Viagem, dirigida pelo empresário Henrique Mol, já era rascunhada com base nesse planejamento. A marca ainda nem havia sido oficialmente lançada, mas seus planos a curto, médio e longo prazo já estavam traçados, principalmente no que diz respeito à entrada da mesma no franchising. “O método é muito eficaz na identificação de fatores que influenciam no funcionamento do negócio, ele oferece informações úteis no planejamento estratégico. Por isso fizemos questão de trazer esse método para dia a dia. Ou melhor, demos início aos trabalhos a partir dele”, fala Henrique.

De acordo com o empresário, os benefícios para o negócio são ótimos: auxilia na identificação de problemas e como resolvê-los antes que haja uma perda de controle; identifica oportunidades de mercado; ajuda na reflexão sobre aspectos da empresa; antecipa possíveis ameaças e ajuda até mesmo a preparar planos de contingência no caso de ameaças externas muito intensas.

No caso dele, além das acima citadas, serviu como base para formulação de estratégias no franchising e nos negócios como um todo, e também na compreensão da posição da empresa em relação à concorrência. “Fatores que foram indispensáveis para visualizamos em que terreno estávamos pisando e quem fazia parte dele. Hoje conquistamos um posicionamento de respeito no nosso segmento, temos mais de 500 franquias e um faturamento anual de 72 milhões e o Swot contribuiu para chegarmos a esses números”, conta.

Para atingir os resultados, Mol revela que alinhou à proposta uma equipe treinada e empenhada para alcançar os objetivos iniciais. União que ele carrega e leva até hoje para seus novos negócios. “Quando enxergo uma marca em potencial, invisto na mesma e agrego valor inserindo-a no franchising. Mas, antes de cada processo, fazemos a análise de Swot para avaliarmos todas as questões e já traçamos o planejamento de ação. Se viável, invisto no negócio, caso contrário, aborto os planos”, explica.

A estratégia vem dando certo. Atualmente Henrique possui seis marcas e mais de mil unidades franqueadas.

Essa metodologia, assim como outras que auxiliam no desenvolvimento do plano estratégico, é uma alternativa para aprimorar os processos realizados no dia a dia da gestão e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa.

Sem segredos

O método é simples e facilita a visualização e o entendimento das informações coletadas. Na prática ela funciona assim: primeiro a análise é dividida em quatro quesitos – forças e franquezas (ambiente interno) e oportunidades e ameaças (ambiente externo).

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos.

Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

E para que a análise Swot seja eficiente, Henrique Mol orienta as empresas. “A empresa deve fazer a análise periodicamente para que as áreas da organização estejam em constante atualização e melhoria”, finaliza Mol. Ou seja, não basta realizar o procedimento apenas uma vez, o indicado é que seja feita pelo menos com o intervalo de seis em seis meses.

Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado.

Foto: Henrique Mol, diretor executivo do Encontre Sua Viagem.

Crédito: Divulgação.

 

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