ENCONTRO MOSTRA TENDÊNCIAS DO VAREJO MUNDIAL EM CAMPINAS

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e a IBM, promove nesta terça feira (29) às 18h, no Teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas o encontro “Varejo 2.0 – Tendências, Estratégias e Inovação”. A iniciativa com entrada franca apresentará ao público os lançamentos da Retail`s Big Show – NRF, a maior exposição de varejo do mundo, ocorrida em janeiro desse ano em Nova York, e os resultados de uma pesquisa inédita mundial feita com mais de 28 mil consumidores, conduzida pelo IBM Institute for Business Value e intitulada Winning Over the Empowered Consumers (Conquistando os consumidores com maior poder aquisitivo).

O evento reunirá empresários de diferentes segmentos do varejo e contará com palestras sobre as tendências do varejo para micro e pequenas empresas, as novas tecnologias e soluções inovadoras aplicadas ao comércio varejista, à internet e o celular como canais de compra, além dos resultados de uma pesquisa mundial que aponta o comportamento do consumidor.
A “Pesquisa de Comportamento de Compras e Novas Tecnologias Aplicadas no Varejo”, que será apresentada pela IBM, engloba um universo de 28 mil consumidores de 15 países, incluindo 1,8 mil brasileiros, e mostra, entre outros dados, que os clientes querem usar mais dispositivos tecnológicos para pesquisar e realizar compras. Mais de 50% dos brasileiros preferem comprar pela internet, pois acreditam que os sites têm mais opções de produtos e oferecem preços menores, e 87% gostariam de usar dispositivos móveis para pagar por produtos e serviços.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, disse que o Sebrae vai estar trazendo junto com a IBM essas novas soluções, que foram apresentadas à direção da ACIC em São Paulo e que são as mesmas soluções que estavam disponíveis na feira de Nova York. Segundo Adriana Flosi, a palestra vai mostrar o que é tendência, o que já foi apresentado e não se configurou, de que forma está se comportando o consumidor para que o varejo tanto de produtos como de serviços possa estar se adequando a um varejo que é multicanal, multiformato e as lojas se reinventando. “O cliente também quer ser atendido de forma diversa de multicanal. Ele quer olhar a oferta na televisão, daí ele consulta a Internet, manda um e-mail para perguntar ou liga para o zero 800. As pessoas querem ser atendidas de todas as formas e as empresas tem que estar preparadas para esse atendimento cada vez mais exigente sob o ponto de vista que as pessoas utilizam cada vez mais a tecnologia”, diz.
A programação do encontro inclui palestras, talk shows, apresentação de um case de sucesso e debate, do qual Adriana Flosi, presidente da Acic, será uma das participantes. Ela que, junto dos demais membros da diretoria da entidade, levou uma comitiva de empresários de Campinas e região para participar da edição 2012 da NRF, fará uma breve abordagem da experiência, tendo como moderador um representante do SEBRAE.
Na sequência, todos os participantes debaterão temas levantados no encontro. “É imprescindível que o empresariado esteja atento às tendências e soluções inovadoras do varejo, a fim de manter seu empreendimento atualizado e garantir a competitividade de sue negócio”, afirma Adriana Flosi.
Adriana Flosi disse ainda que atualmente no Brasil as vendas pelo canal e-commerce representa apenas 2% e nos Estados Unidos 9%. É uma tendência que vem crescendo, mas através de canais integrados. De acordo com Adriana Flosi as empresas precisam se adaptar na loja física e na loja virtual também com atuações complementares e não concorrentes, pois a integração desses canais é que fará a diferença no varejo. “O cliente hoje não aceita mais que ao acessar o site de uma empresa verifique o preço de um determinado produto vai até a loja física pergunta por aquele produto visualizado no site e tem como resposta do vendedor que aquele preço é válido só para o site e que na loja o mesmo produto tem outro valor e ele não aceita mais isso. Mais do que esse atendimento por multicanais seria a integração desses canais. Eles tem que falar a mesma língua, tem que ter as mesma proposta e ter a identificação daquela marca”, explica.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, destacou que algumas estratégias interessantes tem sido adotadas por algumas redes de varejo, entre elas, as Lojas Marisa, na qual oferece ao cliente que comprar um produto através do site e em recebendo o produto em sua casa pode trocá-lo em 330 lojas físicas caso ocorra algum problema. “Isso é essencial. Isso trás segurança para o cliente. Eu vou comprar aqui porque eu consigo trocar. Muitas vezes o cliente questiona e se a empresa não me entregar, o que faço? Tudo isso está relacionado a confiança do cliente e a palestra da IBM vai falar bastante da questão da confiança, de como os clientes se relacionam com essa confiança no atendimento”, comentou.
As vagas são limitadas e a confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (19) 2104.9200
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