FAZENDA ARGENTINA DA UNICAMP SERÁ PALCO DA EDIÇÃO 2018 DA CAMPINAS DECOR

A organização da Campinas Decor lançou oficialmente nesta semana, a edição 2018 da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Em seu 23º ano, o evento acontecerá de 27 de abril a 10 de junho e terá como cenário a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp, reforçando a política da Campinas Decor de recuperar imóveis de patrimônio público.campinas decor IMG_2244

A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina será possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp, envolvendo o reitor Marcelo Knobel e as organizadoras da Campinas Decor, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.

Durante as obras de preparação da mostra, organização e expositores irão recuperar pisos e revestimentos, consertar telhados, portas e janelas e modernizar as redes hidráulica e elétrica das edificações presentes na fazenda. Serão investidos cerca de R$ 7 milhões para a montagem da edição, divididos entre organização, patrocinadores, expositores e fornecedores. A expectativa é receber um público similar ao dos últimos anos, entre 30 mil e 32 mil visitantes. Assim como nas edições anteriores, a organização traçará uma “história da família” para nortear o trabalho dos expositores.

Com uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados, a Fazenda Argentina foi adquirida pela Unicamp em 2014 para planos de expansão da universidade. Após a revitalização que será realizada pela organização e expositores da Campinas Decor, a área ficará sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp, além de abrigar um espaço para eventos culturais. Será instalado ainda um escritório para elaboração do plano diretor da área. A Fazenda Argentina fica ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade de Campinas.campinas decor IMG_2243

A Campinas Decor 2018 será a sexta edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a segunda em parceria com a Unicamp. A primeira parceria com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou que a parceria anterior com a Campinas Decor, na Estação Guanabara, foi muito proveitosa. “A Unicamp, sempre em busca de atender cada vez melhor a sociedade, buscou um parceiro para a viabilização de um espaço tão importante para a cidade”, afirma. “Com a revitalização, ainda em 2018 poderemos colocar o espaço em uso, com a sede do Museu e abertura do espaço para a realização de eventos variados, como exposições, espetáculos e lançamentos de livros, além de instalar o escritório que irá justamente estudar os planos de expansão e utilização daquela área”, acrescenta.

As empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso também comemoram a aliança. “Para nós é uma honra mais uma vez recuperar um imóvel pertencente à Unicamp e poder devolvê-lo em condições para ser melhor utilizado em benefício da população”, afirma Stella. Sua sócia, Sueli, reitera que o espaço será fundamental para a criatividade dos expositores “Além de cumprirmos mais uma vez nosso papel de empresa cidadã, ao contribuirmos para a revitalização de prédios públicos, ainda ofereceremos aos expositores um cenário que permitirá a criação de espaços incríveis, sem limites à criatividade”, diz.

Fotos 1 e 2 – Prédios da Fazenda Argentina da Unicamp.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn