FREUDENBERG ANUNCIA MAIS UM ANO DE CRESCIMENTO

O Grupo Freudenberg continuou crescendo de forma lucrativa em 2016 apesar das condições desafiadoras em vários segmentos de mercado e regiões do mundo. O grupo global de tecnologia alcançou vendas de €8,6 bilhões ou R$32,6 bilhões, com base na consolidação pró-rata de joint ventures. Esses números representam um aumento de 13,5% em relação a 2015. “Estamos no caminho para nos tornarmos um dos mais inovadores e amplamente diversificados grupos globais de tecnologia”, disse Mohsen Sohi, CEO do Grupo Freudenberg. “Continuamos a crescer de forma rentável e sustentável e a implementação de nossos projetos estratégicos está ocorrendo totalmente de acordo com nossos planos. Esse sucesso é resultado do trabalho árduo e do excelente desempenho dos nossos mais de 48.000 colaboradores em todo o mundo”, completa.

Dr. Mohsen Sohi - Speaker of the Board of Management

Na América do Sul, nove empresas do Grupo Freudenberg geraram vendas de R$ 1 bilhão, sendo R$ 717,8 milhões no Brasil – um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. “Nossa estratégia de diversificação e orientação para o longo prazo têm sido fatores chave para continuarmos crescendo durante a atual crise econômica no Brasil. Além disso, o Grupo implementou com sucesso projetos de melhoria contínua, ampliou a atuação em relação a responsabilidade social e fortaleceu sua posição no mercado. Tenho que ressaltar que nada poderia ter sido realizado sem os nossos colaboradores. Eles são verdadeiramente únicos”, disse Alexandre Bicalho, Representante Regional da Freudenberg na América do Sul. O número de colaboradores no Brasil cresceu 14,6%, atingindo 1.411 empregados.

O aumento nas vendas e no número de colaboradores pode ser atribuído em grande parte à aquisição dos 50% da participação na Vibracoustic no início de julho. O Grupo Vibracoustic é o líder mundial de mercado e tecnologia de componentes de controle de vibração e módulos para a indústria automotiva global. Como único acionista, a Freudenberg tem maior flexibilidade para desenvolver a empresa estrategicamente. No Brasil, a Vibracoustic tem um site em Guarulhos.

Em 2016, a Freudenberg investiu R$ 22,7 milhões na América do Sul, sendo R$ 18,2 milhões no Brasil. Foram realizados investimentos em instalações, maquinário e pesquisa em todas as empresas do Grupo Freudenberg. Um projeto importante foi o novo site conjunto entre a Chem-Trend e SurTec em Valinhos, que foi oficialmente inaugurado em abril de 2016. O valor total investido na nova planta foi de R$ 60 milhões, e um dos objetivos é aumentar a proximidade com os clientes. Para 2017, os investimentos na América do Sul serão em torno de R$ 27 milhões.

Mesmo com o cenário desafiador de 2016, o Grupo Freudenberg manteve o foco na inovação e realizou um projeto chamado “Innovating Together Brasil”, em parceria com a IBM e a Fundação Dom Cabral. Várias empresas da região participaram da iniciativa desenvolvendo soluções integradas com o intuito de agregar valor aos clientes.

Para Freudenberg, o compromisso com a responsabilidade social vai além da cadeia de valor. O objetivo do programa global “e²” (educação e meio ambiente) é dar às pessoas acesso à educação e ao trabalho e incentivar a proteção ambiental. A Freudenberg está disponibilizando um total de € 12 milhões ao longo de 6 anos.

Na América do Sul, seis organizações não governamentais, localizadas próximas às nossas empresas, foram selecionadas e estão sendo apoiadas pelo e² com o valor de € 665 mil durante três anos. Quatro dos projetos são no Brasil e receberão aproximadamente R$ 2 milhões. O apoio às instituições vai muito além do financeiro, os colaboradores já estão engajados no trabalho voluntário e estão vivenciando o tema “juntos, fazendo a diferença”. Muitas ações já foram desenvolvidas, todas visando proporcionar uma educação de qualidade aos jovens, maior acesso ao mercado de trabalho e a proteção do meio ambiente.

O Grupo Freudenberg iniciou o ano financeiro de 2017 com um número de pedidos ligeiramente maior, alinhado com o cenário de mercado. No entanto, a situação macroeconômica continua desafiadora – especialmente na América do Sul. Ao mesmo tempo, os novos desenvolvimentos tecnológicos exigem novas soluções – de veículos elétricos a direção autônoma no setor automotivo até conceitos viáveis para as energias renováveis e a implementação da Indústria 4.0.

Com base em análise recente, apesar de todos os desafios existentes, o Grupo Freudenberg espera um crescimento orgânico nas vendas entre 1 e 3% e o lucro operacional ligeiramente superior ao do ano anterior. Quase todas as empresas deverão contribuir para este desempenho. Com base nessa previsão, a Freudenberg espera um desenvolvimento estável no retorno sobre as vendas.

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 168 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2016, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 8,6 bilhões.

Foto: CEO do Grupo Freudenberg, Mohsen Sohi.

Crédito: Divulgação

Veja também

Dane Aimage004

VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO: VOCÊ SABE QUEM REGULAMENTA ESSE ASSUNTO NO BRASIL?

ARTIGO DO DIRETOR SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO AVANZI, DANE AVANZI Os VANTs, veículos aéreos não tripulados, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *