FURUKAWA APRESENTA NO FUTURECOM 2017 NOVIDADES PARA O MERCADO DE HYPERSCALE DATA CENTERS

O crescimento estrondoso das grandes empresas de serviços de internet – conhecidas como WebCo – vem provocando mudanças expressivas no mercado de data centers. Uma delas é o aumento do número de hyperscale data centers – no mundo já são mais de 300, sendo que os primeiros na América Latina estão sendo construídos. Essa nova categoria de data centers demanda uma arquitetura de rede e hardware mais flexíveis, para expansões imediatas e em grande escala, e interfaces de conexão capazes de suportar larguras de banda cada vez maiores. FURUKAWA IMG-3491

No Futurecom 2017, que termina nesta quinta feira (05/10), em São Paulo, a Furukawa está apresentando algumas tecnologias que está desenvolvendo para atender essas – e as futuras – necessidades do mercado de grandes empresas web. “Trata-se de um mundo novo, que vai continuar crescendo e investindo pesado nos próximos anos, para atender ao aumento exponencial do tráfego de dados e do uso de serviços em nuvem”, afirma Nelson Saito, gerente geral de Engenharia de Produtos e Aplicações da Furukawa Electric Latam. “Por outro lado, é um mercado que apresenta necessidades específicas, diferentes dos segmentos de data center corporativo ou de operadoras de telecomunicações”, acrescenta.

Uma das novidades da empresa nessa área são os cabos ópticos de ultra alta capacidade com tecnologia Rollable Ribbon – UHCF, que permite melhor aproveitamento e acomodação das fibras dentro dos tubos. Graças a essa tecnologia, os novos cabos UHFC – disponíveis no mercado internacional e apresentados no Brasil neste Futurecom – hoje podem conter até 3.456 fibras, mantendo o diâmetro reduzido (28 mm). “O foco desse produto é a interconexão entre Hyperscale Data Centers, que tem como um dos principais desafios o aumento crescente da largura de banda e necessidade de baixa latência”, explica Saito. Segundo ele, os cabos de ultra alta capacidade também tornam possível a comunicação direta entre esses mega data centers, localizados a distâncias que hoje chegam a até 500 quilômetros.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Santa Rita de Sapucaí (MG). A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Palmira, na Colômbia.

Foto: Estande da Furukawa no Futurecom 2017.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn