FURUKAWA CRESCE 16% E ANUNCIA INVESTIMENTOS EM 2018

A Furukawa Electric LatAm fechou o ano fiscal de 2017 (encerrado em março) com uma receita líquida de R$ 901 milhões. Este valor representa um crescimento de 16% em relação ao exercício anterior. Para 2018, a previsão é de novo aumento na receita da ordem de 17% e de investimentos que deverão atingir R$ 43 milhões, em todas as unidades da empresa. furukawa-curitiba-fabrica-conectividade

Os bons resultados financeiros são fruto, entre outros fatores, da estratégia adotada há um ano visando fortalecer e expandir a marca Furukawa Electric LatAm no cenário global. “Nesse primeiro ano, conseguimos tornar a marca mais forte no Brasil e nos demais países onde a empresa atua”, avalia Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Electric LatAm e vice-presidente corporativo sênior do grupo Furukawa Electric.

Com isso, as exportações cresceram 3% em 2017 e novos países, especialmente do Sudeste Asiático e do Norte da África, passaram a fazer parte do mercado da empresa. “Essa expansão motivou a ampliação da nossa linha de produtos, por meio de parcerias estratégicas como a firmada no início deste ano com a Intracom Telecom”, afirma Foad. O principal objetivo desse acordo é a união de competências para a oferta de soluções híbridas, integrando as tecnologias de fibra óptica e sem fio (rádio), com foco em aplicações como Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e redes 5G. “A Furukawa aposta em soluções híbridas para atender às demandas de todos os mercados, das grandes operadoras e provedores de serviços de internet às empresas que efurukawa-curitiba-fachadastão aderindo ao conceito de Indústria 4.0, que é a quarta onda da Revolução Industrial”, enfatiza Foad Shaikhzadeh. Para esse segmento do mercado, a empresa está anunciando uma nova linha de produtos, chamada FIS – Furukawa Industrial System, que deverá estar disponível no país no segundo semestre deste ano.

A Furukawa também está inaugurando uma fábrica de conectividade e um novo centro de distribuição, ambos em Curitiba. Segundo Foad, a nova fábrica deverá atender às necessidades do segmento de datacenters, que demanda produtos customizados e prazos cada vez mais curtos, e dos provedores de internet (ISPs). Já o centro de distribuição tem o objetivo de atender ao crescimento da modalidade de e-commerce da empresa. “A intenção é dar mais agilidade às entregas e oferecer um ambiente adequado para o manuseio dos milhares de itens comercializados via internet”, explica.

Para enfrentar o aumento da demanda por fibra óptica, que continua crescendo no Brasil e em toda a América Latina, a Furukawa está anunciando investimentos na expansão de sua linha de cabos ópticos e também na produção de fibra. “A construção de redes 5G, por exemplo, vai demandar fibra óptica para o fronthaul e o backhaul”, diz Foad Shaikhzadeh. “Por isso, vamos ampliar em 20% a capacidade de produção de fibra óptica de nossa fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo”, revela.

Essa ampliação está incluída no investimento de R$ 43 milhões previsto para este ano – que também deverá beneficiar as unidades da Furukawa na Argentina e na Colômbia.

A Furukawa Electric LatAm pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita de Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Foto 1 – Fábrica de conectividade da Furukawa em Curitiba (PR).

Foto 2 – Prédio administrativo da Furukawa em Curitiba.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn