GRUPO HERMES PARDINI CONSOLIDA ATUAÇÃO EM MINAS GERAIS

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última segunda-feira, (13/11), o Grupo Hermes Pardini anunciou a compra do Laboratório Humberto Abrão, localizado em Belo Horizonte (MG). A aquisição reforça a estratégia da companhia de ser uma referência em multimarcas e multimercados, a partir da aquisição de empresas sólidas e que possibilitem a ampliação da sua capacidade técnica, produtiva e de infraestrutura, além da melhoria contínua no atendimento ao paciente. grupo pardini 18052015-Foto Leo Lara_MG_0598

O Laboratório Humberto Abrão foi fundado em 1977. Sua estrutura é dedicada a exames de análises clínicas. Com uma receita de R$ 19,4 milhões, em 2016, atualmente, conta com cinco unidades de atendimento em Belo Horizonte em Lourdes, São Lucas, Cidade Nova, Buritis e Mangabeiras. Sua área técnica processa cerca 106 mil exames, por mês.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Hermes Pardini, Roberto Santoro, o Laboratório Humberto Abrão passará a ser mais uma marca do grupo econômico, com atuação de mercado independente à marca Hermes Pardini, que também opera na cidade. “Trata-se de uma empresa sólida, respeitada pelos clientes e pela área médica, com notáveis práticas de acolhimento e produção. Seu atendimento premium é um grande diferencial. Por isso, vamos permanecer com as principais lideranças e assessoria médica, assim como manter os processos de atendimento ao cliente”, afirma.

No início do mês de novembro, o Grupo Pardini também anunciou a aquisição da Ecoar – Medicina Diagnóstica, também com sede em Belo Horizonte.  Com 30 anos de mercado e um faturamento de R$ 22,6 milhões, em 2016, o laboratório oferece exames de imagem, tais como Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Computadorizada, Ecocardiografia, Duplex Scan Vascular, Ultrasonografia e outros exames relacionados às especialidades de medicina nuclear, métodos gráficos e cardiologia. São três unidades de atendimento (duas no bairro Santo Antônio e uma Contagem). “Com a aquisição, o Hermes Pardini reforça o posicionamento em áreas onde a Ecoar já é referência, como Cardiologia e Neurologia. É mais uma marca que vem para agregar valor ao nosso negócio”, afirma Santoro. Seu fundador, Dr. Fernando Santana Machado, continuará como responsável técnico da empresa.

Assim como a aquisição do Humberto Abrão, a efetivação da compra da Ecoar faz parte da estratégia de multimarcas e multimercados do Grupo Pardini. “A companhia vem reforçando sua atuação em análises clínicas, exames por imagem, vacinas, patologia cirúrgica e citologia e medicina de precisão. O Laboratório Humberto Abrão e a Ecoar são duas empresas locais, sólidas e muito respeitadas. As duas marcas chegam para reforçar ainda mais o nosso posicionamento no mercado, que nos mantém entre as maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país”, reforça Roberto Santoro.

Com as duas aquisições, o Grupo Pardini passa a contar com oito marcas em seu portfólio: Hermes Pardini (MG e SP); Biocod, Ecoar e Laboratório Humberto Abrão (MG); Padrão (GO); Diagnóstika (SP), Progenética (RJ) e Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (RJ).grupo pardini 18052015-Foto Leo Lara_MG_1009

O Grupo Hermes Pardini está entre as três maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país. A empresa, que concluiu a abertura de Capital na Bolsa de Valores em fevereiro desse ano, possui duas frentes de atuação: Laboratório de Referência (Lab to Lab) e Unidades de Atendimento ao Paciente (Pacient Service Center – PSC), que processaram mais de 70 milhões de exames em 2016. No Lab to Lab, a companhia ocupa liderança nacional na prestação de serviços de Apoio Laboratorial, com o atendimento a mais de 5,5 mil mil clientes em todo o país, localizados em 1,8 mil cidades, por meio de uma estrutura logística dedicada e um serviço extremamente eficiente. Essa área de atuação, lançada em 1997, impulsionou o crescimento da empresa, sendo responsável por 59% da receita em 2016, quando foram executados 55,2 milhões de exames, um crescimento de 32,4% em volume com relação a 2015.

No PSC, o Hermes Pardini possui 120 unidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que atendem diretamente a cerca de 10 mil clientes por dia com exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem, vacinas e check-up e exames de alta complexidade. Em 2016, 41,9% da receita bruta da companhia foi procedente dos serviços de Atendimento ao Paciente (PSC), sendo que 64% corresponderam a serviços de análises clínicas e 36% a serviços de imagem.

A empresa foi a primeira no país a implantar o conceito de automação laboratorial total, aumentando a segurança e confiabilidade no processo, gerando eficiência de custo e reduzindo o tempo de entrega ao cliente. O Núcleo Técnico Operacional (NTO) ocupa uma área de mais de 22 mil m2, sendo 18 mil m2 exclusivos de área de produção, se consolidando como um dos maiores centros de produção de exames especializados do mundo. Nessa estrutura são processados, mensalmente, 7  milhões de exames. Estrategicamente, o NTO está localizado em Vespasiano/MG, próximo ao Aeroporto de Confins, permitindo que 70% dos resultados sejam liberados em até 24 horas para todos os clientes do Lab to lab, em todo o Brasil. Combinado à operação do NTO em Vespasiano, o Grupo Hermes Pardini possui ainda quatro Núcleos Técnicos Avançados (NTA), localizados em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Os NTAs processam testes comuns, com resultados rápidos, otimizando a capacidade produtiva. Toda essa estrutura operacional está sendo ampliada com o projeto Enterprise. Trata-se de um novo modelo que irá permitir alcançar um nível ainda maior de eficiência operacional na área de produção centralizada de análises clinicas e níveis de serviços superiores para clientes, principalmente no Lab To Lab.

Outro diferencial competitivo do Grupo é a área de Pesquisa & Desenvolvimento. O departamento de P&D recebeu significativo investimento nos últimos dois anos. O desenvolvimento de novos testes essenciais para a evolução da medicina diagnóstica demonstra o pioneirismo do Hermes Pardini, primeiro laboratório brasileiro a desenvolver um teste molecular capaz de detectar o vírus Zika. O Grupo também investiu na implantação da Medicina de Precisão, uma nova abordagem mundial que está sendo disponibilizada no Brasil pelo Hermes Pardini. Esse novo segmento tem como características o uso da genética, epigenética, exposição ambiental e outras variáveis para definir padrões individuais de pacientes e/ou doenças. Desta forma, os pacientes com uma determinada patologia podem ser divididos em subgrupos, baseados em características individuais semelhantes, possibilitando ao médico adotar uma conduta personalizada na prevenção e tratamento de patologias, auxiliando na utilização de drogas e medicamentos de acordo com o perfil de cada paciente, diminuindo riscos secundários.

Foto 1 –  Diretor presidente do Grupo Pardini, Roberto Santoro.

Foto 2 –  Núcleo Técnico Operacional do Hermes Pardini com sede, em Vespasiano (MG).

Crédito: Leo Lara.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AC QUALIFICA TEM NOVA EDIÇÃO EM CAMPINAS

A Associação Comercial e Industrial de Campinas realiza nesta quinta-feira, (18/04), mais uma edição do …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn