HORTOLÂNDIA DISCUTE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO

A prefeitura de Hortolândia (SP) deu início ontem (19/06) e segue até quarta feira (21/06) o 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia com o tema “O Mundo mudou. E a escola?”. O evento acontece a partir das 19h no auditório Arlete Afonso do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), que fica na Rua Pastor Gegembauer, 265, no Parque Ortolândia, e deve reunir durante os três dias cerca de 1.400 pessoas. Promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo principal é trazer inovação para a sala de aula e novas formas de ensino na rede municipal.Fotos Aéreas Hortolândia 253

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o seminário visa também introduzir a tecnologia como nova ferramenta para a educação, com potencial para promover qualidade de ensino e ampliar ideias, uma vez que, para muitos profissionais da área, ainda é vista como um desafio difícil de ser alcançado e conquistado. O evento busca ainda contribuir com informações sobre a utilização de recursos tecnológicos para a educação, de modo que os participantes tenham visão ampliada sobre o assunto, facilitando e promovendo abertura para a era da informação.

Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, além de conhecerem o que já existe e do vem sendo aplicado à educação em termos de inovação e tecnologia, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a troca de papéis neste processo, em que o professor não é o único detentor de saber. “O Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia possui, em um dos seus eixos, focar e proporcionar formação para os educadores, professores e gestores da Secretaria. Estamos realizando pesquisas para conhecer o dia a dia e a realidade das nossas escolas e conhecer a necessidade e o interesse dos nossos professores. Inserir novas tecnologias na sala de aula não é somente ter computador ou lousa digital. Por isso, o Seminário é um marco inicial para despertar e provocar os professores para o tema. Estamos abrindo oportunidade para que todos que tenham interesse possam participar. Precisamos investir na Educação”, afirma.

Embora voltado aos profissionais de educação do município, tanto da rede pública quanto da particular, o evento, gratuito, foi aberto ao público em geral. Para debater o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trará ao município nomes muito conhecidos nacionalmente como o jornalista e escritor Caco Barcellos e o também escritor Gabriel Chalita.

Ontem o tema central do seminário “Caminhos para uma aprendizagem inovadora” contou com a apresentação de três palestras. O Professor Dr. José Armando Valente, da Unicamp e da PUC-SP, abordou o tema “Transformando as redes sociais em redes educacionais”. Na sequência, o empresário e voluntário, Alan Dantas, falou sobre “Tecnologia educacional e os novos aprendizes: um novo conceito de sala de aula”. Finalizando o primeiro dia do seminário, o Professor Dr. Gabriel Chalita focou o tema “A Tecnologia, o livro e a leitura”.

 “Do Virtual ao Real: entre redes ou paredes?” é o tema principal, desta teça feira (20/06), segundo dia de debates do 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia. a proposta é provocar os inscritos para a quebra do paradigma de que a educação acontece somente entre os muros da escola, mostrando que, no campo da tecnologia, também há troca de conhecimentos entre professores e alunos. A ideia é mostrar que os nativos da nova geração, que já nascem com tablets na mão, podem contribuir com os que vieram se adaptando às mudanças tecnológicas. A primeira palestra proferida pela Prof.ª Ms. Carolina Difilippi, do Pró Ordem e ESD, vai desenvolver o tema “Nativos digitais educando imigrantes digitais”. Na sequência, Célia Regina Lara, da Algar Tecnologia, vai discorrer sobre o tema “Tecnologia no trabalho. Estamos de mentes abertas para ela?”. Para concluir o segundo dia do seminário, Alan Morais, do Colégio Pectrus, vai falar sobre “Preparando nossos alunos para desafios do futuro”.

No terceiro e último dia do seminário nesta quarta feira (21/06), o jornalista Caco Barcellos, vai abordar o tema “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação”.

Foto: Vista aérea de Hortolândia.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn