INDAIATUBA CONQUISTA ÍNDICES IMPORTANTES QUE GARANTEM INVESTIMENTO NA CIDADE

Indaiatuba (SP) foi destaque nacional e no Estado de São Paulo em índices considerados importantes com relação ao grau de desenvolvimento da cidade e consequentemente da atração de investimentos. A Urban Systems Brasil, empresa de Business Intelligence especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos em mapas digitais, para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências em mercados e cidades, elaborou um ranking dos 100 municípios brasileiros que reúnem as condições mais favoráveis para  instalação de empresas.

São considerados os que têm mais de 100 mil habitantes. Indaiatuba ficou na 29ª posição com 10,51 pontos. Neste ano, a cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar com 15,29 pontos. No levantamento da Urban Systems são checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade, totalizando 27 pontos.

De acordo com o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, esse levantamento aponta que Indaiatuba possui e segue um planejamento sério. “Temos bons indicadores fiscais, faculdades, uma escola técnica de referência nacional que é a Fiec e um importante parque industrial, com toda infraestrutura necessária para se implantar uma empresa. Como eu costumo dizer, se está bom podemos melhorar ainda mais e por isso temos um planejamento para o futuro do município. Além disso, trabalhamos o orçamento com muita responsabilidade. Estamos crescendo, mas queremos crescer com organização e com projetos que tornem Indaiatuba, cada dia mais atrativa para os negócios, que gerem emprego, renda e sustentabilidade, sempre com foco na qualidade de vida para nossos moradores”, ressalta.

Além disso, Indaiatuba também foi novamente destaque no Estado de São Paulo e faz parte de um grupo seleto de cidades que alcançaram o maior IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), indicador criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que mede a eficiência das prefeituras paulistas. Os dados foram consolidados a partir de informações de 2016. Indaiatuba foi classificada com IEG-M muito efetivo, com nota B+.

No histórico do IEG-M, Indaiatuba se manteve com nota B+ desde 2015. Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, esse é um indicativo de estabilidade governamental e mostra que o município está na direção certa do desenvolvimento. “Queremos sempre evoluir e é como eu costumo dizer, se está bom, podemos melhorar ainda mais. Na avaliação do ano passado alcançamos nota A em Educação e Saúde, e agora já conseguimos a nota máxima em cinco áreas. Esse avanço comprova que nosso trabalho é sério, planejado e focado no desenvolvimento de Indaiatuba com qualidade de vida para a população. Quero parabenizar todos nossos colaboradores, pois ninguém faz nada sozinho e isso também é fruto de uma boa equipe que está sincronizada com a administração e dedicada ao trabalho”, avalia.

Lançado em 2015, o IEG-M avalia sete áreas públicas como Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos (quesitos ligados à Defesa Civil) e Governança de Tecnologia da Informação. A combinação das análises desses sete índices temáticos busca avaliar, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar tanto a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo como também da sociedade, além de servir como parâmetro para a tomada de decisão dos gestores públicos.

A partir desse levantamento, os municípios são classificados em faixas de resultado: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C). Exceto pela capital, foram analisadas todas as demais 644 cidades do Estado.

Das sete áreas de avaliação, Indaiatuba ficou com nota A “Altamente Efetiva” em cinco, em Educação (i-educ), Saúde (i-saúde), Meio Ambiente (i-amb), Proteção aos Cidadãos (i-cidade) e Governança de Tecnologia da Informação (i-govTI).

Apenas 73 cidades do Estado de São Paulo foram avaliadas com nota B+ (muito efetiva), na RMC (Região Metropolitana de Campinas) apenas Indaiatuba, Vinhedo e Morungaba foram avaliadas como muito efetiva. Não houve municípios classificados na faixa de resultados A (altamente efetivo).  Com avaliação B (efetiva) foram 399 cidades; com nota C+ foram 119 cidades e 53 ficaram com a menor avaliação, C.

Fotos 1 e 2 – Imagens aéreas de Indaiatuba.

Crédito: Eliandro Figueira

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn