INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA TEM MAIS DE R$ 21 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

Os segmentos naval e offshore vivem uma de suas melhores fases quando o
assunto é encomendas e movimentação econômica. Os investimentos são altos. A
Caixa Econômica Federal tem R$ 10 bilhões para projetos via Fundo de Marinha
Mercante (FMM) em aprovação. O valor corresponde aos projetos em análise na
instituição com previsão de contratação para dezembro de 2012, sendo que no
montante não estão incluídos os projetos que já foram contratados neste ano,
como por exemplo, a operação de financiamento da OSX assinada em junho deste
ano no valor de R$ 1,3 bilhão para construção do Estaleiro do Açu em São João
da Barra no Estado do Rio de Janeiro.

A Transpetro tem investimentos previstos equivalentes R$ 11,2 bilhões
através do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef)
e que deram oxigênio para a indústria naval. Segundo dados da Transpetro, nos
últimos oito meses os estaleiros participantes do Promef entregaram três novos
navios. A embarcação de produtos Rômulo Almeida também será entregue ainda em
2012. “O Promef tem como premissas básicas construir no Brasil todos os 49
navios encomendados, com índice de nacionalização de 65% na primeira fase e 70%
na segunda, usando processos construtivos modernos, que tornam a nova indústria
naval brasileira mundialmente competitiva e, portanto, sustentável”,
relata a empresa.

Aproveitando os mais de 350 expositores da Navalshore 2012 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore
e os 15 mil profissionais do setor esperados para o evento, a Caixa Econômica
Federal apresentará na feira suas linhas de financiamento via FMM e ainda
realizará uma palestra da superintendente de Petróleo, Gás e Indústria Naval,
Eugenia Regina de Melo, com o tema “Soluções Financeiras para a Indústria
Naval”. A feira acontece de 1 a 3 de agosto, das 13h às 20h, no Centro de
Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

De acordo com o gerente da Navalshore, Michael Fine, o momento atual da
indústria naval brasileira é histórico pelo seu potencial de crescimento.
“O País experimenta uma fase de grande demanda por tecnologia de ponta e a
cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços que atende o setor vem
respondendo à altura. A variedade das áreas de atuação das empresas nacionais e
internacionais que participam desta edição da Navalshore comprova que a
atividade da indústria naval é intensa”.

Este ano, a Navalshore terá 11 mil m² de área de exposição reunindo as
últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval,
equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de soluções para o setor de
petróleo e gás. Ao todo serão 350 expositores nacionais e internacionais, sendo
que 50 estão participando pela primeira vez, de 17 delegações estrangeiras
oferecendo oportunidades de negócios e networking para profissionais vindos de
mais de 40 países. A expectativa é que, ao longo dos três dias, mais de 15 mil
pessoas passem pelos pavilhões. Na edição de 2011, de acordo com o levantamento
realizado pela organização, 80% dos estaleiros do Brasil, oriundos de 10
estados diferentes, participaram da feira.

O evento, organizado pela UBM Brazil, conta com os Patrocínios Diamante
da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, e com o Patrocínio Ouro da Aveva.
Também tem o apoio da Abeam (Associação Brasileira das Empresas de Apoio
Marítimo), Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação
Naval e Offshore), Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção
Naval e Offshore), Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação
Marítima), e da ABS (Associação Brasileira de Soldagem).

Sobre a UBM e UBM Brazil

No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado
brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM
Internacional, empresa líder global em mídia de negócios. Com escritório na
cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais
de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 15 feiras no Brasil, promovendo
diversos segmentos da indústria, tais como Construção civil, Transporte de
Carga, Logística e Comércio Internacional, Produção Agrícola, Design e
Fabricação de Equipamentos Médicos, Sistemas Embarcados, Indústria Naval e
Offshore, Ingredientes Farmacêuticos, Ingredientes Alimentícios, Produtos e
ingredientes nutracêuticos e Responsabilidade Social.

Baseada em um modelo de negócios abrangente e global, a UBM busca a
compreensão dos mercados onde atua e faz da diversidade geográfica e das
diferenças culturais o segredo de seu sucesso. Nos mais de 30 países onde
realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com
especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e
fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Sediada em
Londres, a UBM atualmente conta com 6,5 mil funcionários e está presente em
mais de 60 mercados distintos, aproximando compradores e fornecedores em todo o
mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn