LITORANEUS PREVÊ CRESCIMENTO DE 25% EM 2017

litoranew7f765b_c1c4d2808c7c49c58919017bbdc6a533Moda com proteção solar é uma tendência que começou na Austrália e, graças à Litoraneus, referência nacional na fabricação de roupas e acessórios com proteção UV, essa inovação tem ganhado cada dia mais força no Brasil. A empresa pernambucana, que está no mercado desde 2010 e atua dentro do modelo de licença de marca, prevê crescimento de 25% em 2017.

A ideia de unir proteção solar e moda surgiu em 2010, quando a família Lima saía para velejar pelos mares de Recife, Pernambuco. A família, que trabalhava com confecção de roupas esportivas desde 1986, se preocupava com a exposição ao sol. “Percebemos que só o protetor solar não era suficiente. Como já tínhamos experiência em confecção, resolvemos desenvolver junto aos nossos fornecedores um tecido com FPU 50+ permanente, que não sai com as lavagens”, lembra Neto Lima, Diretor Comercial.

Com 74 unidades espalhadas pelo Brasil, a Litoraneus tem se tornado um investimento promissor. Em 2016, a rede registrou um crescimento de 40% em seu faturamento em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2017, a empresa já atingiu 15% de crescimento, mas a projeção é fechar o ano com um faturamento 25% maior do que o alcançado em 2016 e com 150 lojas espalhadas por todo território nacional. “Estamos bastante confiantes com o potencial desse mercado. As pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger e prevenir manchas e doenças causadas pela exposição ao sol”, acrescenta.

A preocupação faz todo sentido. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), são cerca de 176 mil novos casos por ano no país. Entre as principais causas estão a exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol e, em menor escala, até a lâmpadas fluorescentes, em ambientes fechados.

Um dos maiores diferenciais da Litoraneus é que todos os produtos possuem laudos e são certificados pela Arpansa, o único órgão no mundo responsável por testar fator UV em roupas e acessórios, que fica na Austrália. A tecnologia do tecido é capaz de absorver até 90% dos raios solares; As roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens.

Segundo o diretor comercial, os produtos atingem tanto as classes sociais A e B quanto C. “Nossas coleções são desenvolvidas pensando no dia a dia das pessoas, e não apenas no momento em que elas estão na praia ou praticando atividades físicas a céu aberto. O cliente se sente atraído pela beleza das peças e, não se importa em pagar um pouco mais caro pela proteção UV. Ele compra um plus”, afirma.

Os consumidores tem demonstrado verdadeiro interesse no negócio da família Lima. A marca está otimista com os resultados já alcançados e os investidores parecem ainda mais confiantes com o sucesso das lojas. Para os próximos meses, a empresa irá inaugurar novas unidades nas cidades de Passos (MG), Pipa (RN), Rio de Janeiro (RJ), Chapecó (SC), Marabá (PA), Santarém PA), Teófilo Otoni (MG) e Brasília (DF).

O licenciamento de marca é um modelo de negócios parecido com a franquia. No entanto, o licenciador entrega apenas a liberação para uso da marca e o licenciado vende os serviços ou produtos que são indicados pelo “dono da empresa”. Uma grande vantagem é a possibilidade de inovação. O investidor tem mais liberdade para empreender e pode criar processos únicos de gestão. A empresa também estará suportada por uma marca de credibilidade e a principal vantagem é que o licenciado tem liberdade para fazer as coisas como deseja dentro do seu negócio.

Assim como na franquia, as unidades usam a marca da empresa e pagam royalties ao fundador. Para o licenciamento ser legal e amparado por lei, a marca tem que estar registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Em geral, o valor para licenciar uma marca costuma ser bem mais baixo, já que na maioria dos casos não tem taxa de adesão à rede. Esse modelo de negócios funciona muito melhor para marcas arrojadas e inovadoras e o investidor também precisa ser ousado e disposto ao risco.

Fundada em 2010, a Litoraneus é referência na fabricação de roupas e acessórios com proteção solar no Brasil, sendo inclusive certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Responsável pelo desenvolvimento de um tecido com tecnologia capaz de absorver até 90% dos raios solares, as roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens. Além disso, as coleções seguem tendências atuais e são cocriadas com estilistas, dermatologistas e fisioterapeutas, apresentando um novo conceito de moda com proteção solar.

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