METADE DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS JÁ ATUAM EM HOME OFFICE

Atualmente 55% dos brasileiros já trabalham em um modelo de negócios que os permite atuar de casa ao menos uma vez por semana. Foi isso o que revelou a pesquisa do espaço de coworking Spaces. E com a reforma trabalhista, que trouxe mais clareza jurídica em relação a esse formato, a expectativa é que o número continue crescendo. Mega 151007 Roberto Vilela (Crédito Daniel Zimmermann)

De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, o resultado também evidencia a necessidade de um novo perfil de gestor. “Cada vez mais o executivo precisa estar conectado e criar mecanismos para mensurar a produtividade e os resultados, além de incentivar a equipe, mesmo que ela não esteja na sala ao lado”, diz.

Para o profissional, que atua com empresas de médio porte há mais de duas décadas, uma das questões que precisam ser revistas é a forma como o trabalho é distribuído. “A quantidade de horas em que passa se dedicando a empresa não será o principal fator que fará do seu profissional o mais qualificado, mas sim como ele aproveita cada uma delas. Especialmente na área comercial, é preciso estabelecer uma comunicação efetiva e contar com a tecnologia a favor dos negócios, seja com ferramentas de CRM ou as próprias redes sociais para efetivar o relacionamento entre o time”, avalia.

Outra dica do consultor, que é também diretor da Mega Empresarial, é que haja um acordo bem detalhado sobre a atuação antes mesmo dele começar. “Estabeleça as metas e crie mecanismos relacionados a abordagem com o cliente, para que possa cobrá-las e criar um DNA na empresa. Não abra mão de encontros presenciais sempre que julgar necessário, mas tenha em mente que no home office o mais importante é ter a certeza de que os resultados estão surgindo”, comenta.

Por fim, Roberto comenta que é importante atuar com a gestão do conhecimento, disseminando as práticas do negócio e o compartilhamento de contatos e de ações. “Assim, todos estarão por dentro do que está ocorrendo e conseguirão atuar de forma harmoniosa. Isso se consegue também através de chamadas em grupo, clareza nas metas e no que se espera de cada profissional e foco na qualidade do trabalho”, conclui.

Foto: Consultor empresarial Roberto Vilela.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn