PADTEC ENCERRA 2016 COM DESEMPENHO POSITIVO E PLANOS DE CRESCER EM 2017

A Padtec, maior fabricante de sistemas de transporte óptico da América Latina, encerrou o ano de 2016 com faturamento da ordem de R$ 300 milhões, melhora significativa nos indicadores financeiros e expectativa de crescimento em 2017. O bom desempenho é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela empresa desde 2015, visando restabelecer o equipadtec-manuel-andradelíbrio econômico-financeiro de suas atividades, afetado pela desaceleração da economia no país.

Em consequência desses esforços, o fluxo de caixa da Padtec apresentou melhoras expressivas em 2016. O endividamento da empresa, por exemplo, diminuiu cerca de 50%, entre o início de 2015 e o final de 2016. Com melhora também no LAJIDA, Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA), a Padtec não só gerou caixa como também operou no azul em 2016, apresentando lucro líquido. Para Manuel Andrade, CEO da Padtec, “esse resultado é fruto, principalmente, da combinação do esforço progressivo para redução de custos com a venda de produtos de alto conteúdo tecnológico, que permitem margens maiores”.

Ao mesmo tempo, a procura por soluções DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) cresceu em 2016, estimulando os negócios da empresa. Além das grandes operadoras, os provedores de internet (ISPs) e de serviços over-the-top (OTTs), os centros estaduais de processamento de dados e as concessionárias de energia elétrica com redes OPGW também contribuíram para o aumento da demanda. “Até 2014, esse grupo de empresas estava em quarto lugar na nossa lista de clientes. Em 2016, passou para o primeiro lugar. Atualmente, cerca de 70 clientes ativos fazem parte desse grupo”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Fechamos 2016 com o volume de vendas 10% maior do que o de 2015. Esse marco se deve, também, ao ingresso da Padtec no mercado de transmissão óptica submarina e às parcerias tecnológicas feitas ao longo do ano, como a firmada com a Rede Globo, para a primeira transmissão ao vivo com resolução 8K aberta ao público no Brasil, realizada no Museu do Amanhã (RJ), em agosto”, completa.

Na área padtec-argemiro-sousade pesquisa e desenvolvimento, os esforços da empresa resultaram no desenvolvi mento de produtos de última geração, que apresentam arquitetura mais compacta e menor consumo de energia, acompanhando as tendências internacionais da tecnologia nessa área. Também em 2016, a Padtec ingressou no seleto mercado de transmissão óptica submarina, fornecendo para o Google a rede de alta velocidade que interligará Rio de Janeiro e Santos. “O aumento na taxa de transmissão de bits com canais operando a 200 Gb/s e o OTN Switch, solução que adiciona flexibilidade às redes de transmissão óptica DWDM, devem ser as principais linhas a serem seguidas no lançamento de novos produtos”, revela Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec.

A Padtec, que tem entre seus acionistas o CPqD, é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia DWDM. Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. A Padtec possui negócios e representantes em todos os continentes e  se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.

Foto 1 – Manuel Andrade, CEO da Padtec.

Foto 2 – Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn