PEDAGOGA DA DICAS DE LIVROS DA LITERATURA INFANTIL NO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado nesta segunda feira (23/04). Que tal aproveitar a data para trazer o hábito de leitura para dentro de casa? Segundo a coordenadora pedagógica do Anglo Center Ville em Campinas (SP), Shirley Melo, é essencial que a leitura se estenda além do ambiente escolar. “Ler significa ampliar o conhecimento do mundo. Um bom livro desperta na criança a imaginação, criatividade e a fantasia, ingredientes que fazem parte do cotidiano infantil. Assim como tantas outras atividades presentes na rotina de férias, um bom livro vem complementar este período com prazer e divertimento”, diz.biblioteca escola GZ01-0545

Em um contexto onde a tecnologia faz cada vez mais parte do cotidiano das crianças, parece ser impossível para os pais envolver a criança no universo da leitura. Além disso, a criança tende a recusar e resistir a tudo que se torna uma obrigação. Portanto, vale a criatividade de cada família para incentivar o hábito de ler. “Os filhos se espelham nos pais, então uma dica é: comece a ler para eles, sempre procurando um livro adequado para a idade e do interesse da criança. O jogo do “eu leio para você e depois você lê para mim”, pode ser um bom começo para esta viagem através dos livros. Outra dica é frequentar livrarias e deixar a criança à vontade para escolher um livro de seu interesse, folheá-lo e explorá-lo é também uma excelente opção”, sugere.

Confira três dicas de livros que a pedagoga indica para os pequenos lerem nas férias:

Bichos que tive – Silvia Orthof: Indicado para crianças de 9 a 12 anos, o livro traz uma coletânea de histórias sobre as memórias da autora e seus animais de estimação. Esse tema, geralmente, gera bastante interesse para as crianças. Os textos são bem divertidos e mexem com a imaginação!

Chapeuzinhos Coloridos – José Roberto Toreto: É uma releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho. A forma divertida com finais diferentes e enredos variados das personagens, além de uma ilustração cativante, encantam os pequenos em diferentes faixas etárias.

O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha: Conta a história de um menino e a sua descoberta do mundo das letras. Leitura fácil com ilustrações bem atraentes, ideal para alunos na fase inicial da alfabetização.

Foto: Biblioteca do Anglo Center Ville.

Crédito: Divulgação

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn