PESQUISA APONTA QUE 53% DOS ALUNOS DO BRASIL NÃO SABEM LIDAR COM DINHEIRO NO DIA A DIA

Um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), revelou que 53% dos alunos brasileiros não possui conhecimentos básicos sobre como lidar com dinheiro no dia a dia. O teste realizado no âmbito do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) mede a habilidade de estudantes de 15 anos em situações do cotidiano envolvendo questões e decisões financeiras.  O levantamento indicou que mais da metade dos alunos não tinha conhecimentos mínimos, como saber reconhecer a finalidade de documentos como uma simples fatura.ALUNOS IMG_9564 (1)

Para Paulo César, professor do Objetivo Cambuí em Campinas (SP), é essencial que os alunos tenham a capacidade de administrar seus recursos disponíveis desde cedo. “A Educação Financeira nada mais é que saber conduzir os recursos. Para isso, é preciso treinar algumas habilidades. Oficinas práticas em sala de aula, trazendo o aluno para a realidade e levantando discussões como dinheiro x felicidade podem ajudar a lidar com problemas atuais e futuros da vida real”, comenta.

No Objetivo Campinas, uma iniciativa – intitulada Projeto Cérebro – incluiu a disciplina em sua grade curricular para alunos do 6º ano. O objetivo foi alinhar a competência com as tendências de futuro e com um olhar inovador para educação, onde o aluno possa se tornar mais competente e ter uma formação mais completa tanto acadêmica, como pessoal. “Com esse projeto contribuímos para a formação do caráter das crianças e dos adolescentes, incentivando a reflexão sobre assuntos da contemporaneidade, estimulando o crescimento de uma consciência cidadã e promovendo iniciativas que colaboram para diminuir sofrimento de grupos que apresentem carências básicas”, explica Paulo.

Para uma educação financeira eficaz, confira quatro habilidades que devem ser adquirida pelas crianças e adolescentes:

– Capacidade de entender sua própria situação financeira;

– Ser capaz de planejar os gastos;

– Controlar os impulsos e aprender a poupar;

– Saber identificar o valor e a necessidade real daquela aquisição (custo x benefício).

Foto: Alunos do Colégio Objetivo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn