RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS PASSA PELAS MÃOS DOS DESPACHANTES ADUANEIROS

A economia global deve expandir 3,1% em 2018 contra 3% no ano passado, no primeiro ano desde a Grande Recessão de 2008 em que se aproxima ou alcança o potencial de crescimento, disse o Banco Mundial nesta quarta-feira (10/01), através de seu relatório “Perspectivas Econômicas Globais de Janeiro de 2018”. Para o Brasil a projeção é de expansão de 2% neste ano, indo a 2,3% em 2019 e 2,5% em 2020. A retomada ocorre após fortes quedas de 3,8% e 3,6% em 2015 e 2016, respectivamente. Farneze Presidente SINDASP

Na avaliação de Marcos Farneze, Presidente do SINDASP (Sindicato dos Despachante Aduaneiros de São Paulo), a máxima de que essa retomada está atrelada ao comércio exterior – pois o setor externo é parte imprescindível de uma estratégia consistente de desenvolvimento econômico a médio e longo prazos – vai mais além, e extrapola uma macro visão das atividades. “Sem dúvidas a recuperação do Brasil passa pelo comércio exterior. Mas, ninguém disse ainda que a retomada do crescimento do Brasil passa pelas mãos dos Despachantes Aduaneiros, responsáveis por 97% do desembaraço das cargas de importação e exportação no País”, lembra Farneze.

O Despachante Aduaneiro está na ponta da linha e é definido como pessoa física e autônoma, não podendo ser jurídica, o que atesta a importância desse profissional. Para esse avanço, a categoria monitora as recentes movimentações nos principais agentes intervenientes – como o movimento grevista da Receita Federal – e também nos Portos e nos Aeroportos do Brasil. Com isso, traça um panorama otimista para 2018, qual seja em um balanço positivo dos principais centros cargueiros do País, a resposta é nítida para o momento de virada. “O País está iniciando esta retomada pelo seu próprio potencial de desenvolvimento e acompanhando o comércio internacional, sem esperar o poder público ou políticas para crescimento da economia”, conclui Farneze.

Foto: Marcos Farneze, Presidente do SINDASP.

Crédito: Divulgação.

Veja também

Cópia de Ricardo Villadiego - CEO

EASY SOLUTIONS LISTA AS DEZ PRINCIPAIS PREVISÕES DE FRAUDES ELETRÔNICAS PARA 2018

A Easy Solutions, empresa especializada na prevenção de fraudes eletrônicas em todos os dispositivos, canais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *