RODOVIA ANHANGUERA COMPLETA 70 ANOS

Uma das mais importantes rodovias paulistas, a Via Anhanguera (SP-330) completa neste domingo (22/04), 70 anos de inauguração do trecho entre São Paulo e Jundiaí. Nos últimos 20 anos, desde 1º de maio de 1998, trecho da Via Anhanguera entre São Paulo e Cordeirópolis é administrado pela CCR AutoBAn, dentro do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Nesta região, são registradas, em média, 350 mil viagens por dia. anhanguera3010

Neste período, a rodovia foi totalmente modernizada. Recebeu investimentos em ampliação, com a construção de pistas marginais nas regiões de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Nova Odessa, e faixas adicionais em praticamente todo o trecho administrado pela CCR AutoBAn, entre São Paulo e Cordeirópolis.

Graças ao Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, foram investidos cerca de R$ 4,3 bilhões em melhorias, como a construção do Complexo Anhanguera, na chegada da rodovia à Marginal Tietê, em São Paulo. Inaugurado em 2010, permitiu a construção de dezessete novos viadutos e pontes, criação de novos acessos, implantação de retornos, melhoria de trevos, faixas adicionais, pistas marginais e passarelas. O Complexo Anhanguera melhorou significativamente a fluidez da rodovia na região da Grande São Paulo, trecho com grande tráfego de veículos. Recentemente, a CCR AutoBAn concluiu as obras do Complexo Viário de Jundiaí, com a construção de novos viadutos, alças e melhorias nas vias marginais entre os quilômetros 55+900 e 61.

Atualmente, a Via Anhanguera conta com os últimos recursos tecnológicos de gestão e atendimento, que a classificam nos modernos conceitos de rodovia inteligente: telefones de emergência instalados a cada quilômetro (246 equipamentos), câmeras de circuito fechado (48 câmeras), sistemas analisadores de tráfego (22 unidades), estações meteorológicas (4 equipamentos), paineis eletrônicos de mensagem fixos, além de diversas viaturas para o atendimento das ocorrências, como Resgate, inspeções e guinchos, entre outros. Nos últimos quinze anos, cerca de 900 mil veículos já foram atendidos pela equipe de Tráfego da Concessionária apenas na Via Anhanguera. “O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, gerenciado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) permitiu que, mesmo depois de 70 anos da inauguração do primeiro trecho da rodovia, a Via Anhanguera permaneça moderna e totalmente adequada às necessidades atuais”, diz Fabiano Adami, gestor de Interação com o Cliente da CCR AutoBAn.

Indutora de desenvolvimento

Desde 1948, a rodovia desempenha um papel importante como indutora do desenvolvimento regional. Às margens da Via Anhanguera, diversas cidades cresceram, destaque para  Jundiaí e Campinas –  e várias indústrias se instalaram, principalmente do setor automotivo, de tecnologia e recentemente de logística.

A Via Anhanguera obteve 4 vezes (anos de 2000, 2001, 2002 e 2007) o primeiro lugar no Ranking CNT de Rodovias. Nas outras edições, a rodovia sempre esteve entre as dez melhores rodovias do Brasil.

A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.265 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea e aérea.

Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2015, adquiriu a TAS (Total Airport Services), empresa norte-americana prestadora de serviços aeroportuários. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2016, faz parte da carteira teórica do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, pelo quinto ano consecutivo. Emprega, atualmente, cerca de 11 mil colaboradores.

Foto: Rodovia Anhanguera em Campinas.

Crédito: Clóvis Ferreira/Digna Imagem.

 

 

 

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