SENAC LEVA EXPOSIÇÃO QUE APRESENTA OS FIGURINOS DO CANTOR NEY MATOGROSSO PARA O JUNDIAÍSHOPPING

O Senac Jundiaí (SP) está promovendo até o dia 1º de agosto a exposição itinerante Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso no JundiaíShopping, que fica na Avenida 9 de Julho, 3.333, no bairo Anhangabaú. A mostra promete encantar profissionais da moda, fotografia e design, além de fãs da cultura popular brasileira e também do artista.Ney

A exposição conta com dez figurinos e objetos originais, como sapatos, colares e adereços usados pelo artista durante os shows. Os figurinos foram restaurados pelo Senac São Paulo e serão expostos em manequins especialmente fabricados com as medidas e as feições de Ney Matogrosso. A curadoria é de Cristiane Camizão Rokicki, e a conservação têxtil de responsabilidade de Angela Regina Lopes Leal.

A exposição traz uma retrospectiva dos 40 anos de carreira do artista em shows históricos, como na época em que fazia parte do grupo Secos & Molhados, entre 1973 e 1974, e também, em turnês dos discos Estava Escrito, de 1994 e Ney Matogrosso Ao Vivo, de 1989. São peças em couro, metal, seda e outros materiais.

Os figurinos são de extrema importância para Ney Matogrosso: “Eu vim do teatro, onde eu tinha que me caracterizar e às vezes, numa peça, eu fazia três personagens. O figurino é que vai levando os personagens todos. Acho que é tão importante quanto cantar. Porque figurino para mim não me veste, ele mostra meu corpo. É tudo um pretexto para não estar nu. Aquilo que eu fazia era uma reação aquela loucura da ditadura”.

O superintendente do JundiaíShopping, Guillermo Bloj, ressalta a importância de o shopping apoiar iniciativas culturais. “Temos utilizado o espaço para propagar histórias, experiências e conhecimento, assim como fizemos recentemente com a exposição do velejador Amyr Klink”, afirma. “Sem contar que é mais uma maneira de oferecer cultura no período de férias”.

Conhecido pela ousadia e pelas performances ao vivo, os figurinos de Ney Matogrosso marcaram época. O Senac mantém uma exposição permanente, com 220 peças que foram doadas pelo cantor à instituição, disponível para pesquisas no Espaço Ney Matogrosso, na biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, na capital. “Essa parceria é para tornar público um acervo de 40 anos dos figurinos do Ney Matogrosso, para estudos, para exposições. O papel do Senac nesse projeto é permitir que os alunos pesquisem e tenham acesso a esse conteúdo. Também manter a memória cultural de um artista de tal importância como o Ney”, diz a curadora Cristiane.

A exposição no JundiaíShopping é gratuita e aberta ao público. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas.

 

Foto: Exposição Ney Matogrosso.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn