STARTUP DE CAMPINAS APRESENTA SOLUÇÃO PARA FATORES DE RISCO DE EMPRESAS

Empresas abertas no Brasil que apostam em planejamento e gestão do negócio têm maiores chances de sucesso de médio a longo prazo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 70,2% dos empreendimentos de médio e grande portes deram certo, principalmente devido à eficiente gestão, planejamento e aone12 (2)dministração, com a adoção de medidas preventivas.

Crescer nesse mercado competitivo é outro desafio para os empreendedores. Monitorar os fatores que são considerados críticos para o sucesso não é tarefa fácil e demanda tempo. É nesse contexto que buscar metodologias e ferramentas que analisam a situação e auxiliam na tomada de decisão se torna indispensável. A startup One12, com sede em Campinas (SP), desenvolveu a metodologia Go To Green, que mapeia os 144 fatores críticos para o sucesso, divididos nas 12 áreas que toda empresa possui. A One12 tem oito sócios que atuam em diferentes segmentos empresariais. Tarcio Lopes, um dos sócios da One12, disse que o trabalho da startup  é mapear o caminho comum que as empresas precisam percorrer para ter sucesso e quais são os papéis que uma empresa precisa desempenhar para ser bem sucedida.

Para a aplicação do método, foi criada a plataforma online One12, que gera um check-up da empresa e facilita a otimização do planejamento, da execução e do acompanhamento de cada etapa no processo de gestão. Esse diagnóstico completo se aplica a empresas de qualquer porte e setor de atuação, pois identifica os pontos fortes ao mesmo tempo aponta o que precisa ser melhorado A metodologia ajuda gestores a superarem percepções subjetivas que nem sempre correspondem à realidade.

O processo todo é simples. A One12 cria uma espécie de mapa da empresa em que é possível visualizar as áreas que são consideradas vitais para o funcionamento do empreendimento: Planejamento, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Compras, Produção, Serviços, Administrativo e Financeiro, Contabilidade e Jurídico, Serviços de Apoio, Tecnologia da Informação e Gestão. “Toda empresa precisa se planejar, precisa comprar, precisa vender, precisa  se produzir o melhor serviço e precisa administrar.Independente do tamanho do negócio ou do segmento, a empresa precisa ter esses papéis desempenhados e apesar de as empresas terem uma estrutura em comum, elas são diferentes em suas características, mas essa estrutura comum das empresas nunca esteve mapeada e o trabalho da One12 foi mapear isso. A ferramenta é precisa em identificar os direcionamentos necessários dentro da empresa. Especialmente naquelas com redes, o gestor precisa enxergar cada área e ver o resultado do negócio de forma simplificada para atuar”, explica Tarcio Lopes.

Tarcio disse ainda que desde de dezembro do ano passado é que a One12 está com a tecnologia de fato, ou seja, com o sistema, mas a metodologia em si já está sendo utilizada há cerca de 2 anos. “O nosso investidor é uma empresa cliente. É uma incorporadora do centro oeste que a gente aplicou a metodologia. O diagnóstico deu uma visão que ele na tinha da empresa e ele teve resultados muito significativos na empresa dele a ponto que resolveu investir no negócio. Ele não é um investidor. Ele é um empresário, mas resolveu investir porque deu resultado no negócio dele e resolveu ajudar outras pessoas. Em abril do ano passado a gente implemento também  a metodologia em duas empresas em Florianópolis e essas empresas tem tido resultados muito significativos porque as pessoas as vezes não enxergam o que precisa ser feito dentro do negócio e a plataforma mostra tudo que precisa ser feito”, diz.

Segundo Tarcio Lopes até o momento mais de 230 empresas estão utilizando a plataforma, inclusive da região de Campinas e de segmentos diversos. “A nossa estratégia de vendas é gerar resultado para o cliente. Nós temos uma área de suporte  que é a área de sucesso ao cliente. No momento em que você acessa a plataforma e que se cadastra passa a receber uma assessoria para implementação da metodologia que é uma cultura de visão de gestão estratégica do negócio, então recebe toda uma assessoria para poder criar essa cultura através de roteiros de reuniões, formas diferentes de você fazer o negócio e você tem o suporte direto na plataforma onde você clica  tem o suporte de toda a nossa equipe”, finaliza.

O empresário Fábio Beal, sócio da Kiper, startup catarinense que desenvolve softwares e hardwares de controle de acesso em prédios começou a usar a ferramenta há pouco mais de um ano, ainda em fase de teste. O desafio era aproveitar todas as oportunidades de um mercado em franco crescimento. O uso da metodologia One12 foi uma solução encontrada para criar um processo de melhoria contínua na empresa. “O resultado foi que a empresa cresceu 280% no período, muito em razão das oportunidades identificadas pela ferramenta”, sinaliza.

Para o advogado João Paulo Avansini Carnelos, da Carnelos Advocacia, de Mato Grosso, o desafio que a empresa tinha era de se diferenciar num mercado extremamente competitivo. “O uso da ferramenta de diagnóstico da One12 para identificação dos pontos fortes e das melhorias necessárias foi a solução que encontramos para esse objetivo”, ressalta. Segundo ele, os resultados apareceram logo com um índice de satisfação dos clientes que melhorou 30% em oito meses de aplicação da ferramenta.

Foto: Diretor da One12, Tarcio Lopes.

Crédito: Divulgação.

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