UNICAMP RECEBE EXPOSIÇÃO SEU SANGUE É OURO DA FOTÓGRAFA CHRIS DAY

Começa nesta segunda feira (20/03) e segue até o dia 31 de março no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, em Campinas (SP), a exposição “Seu Sangue é Ouro”, da fotógrafa Chris Day. A exposição é composta de imagens feitas em estúdio onde mulheres são retratadas em poses que remetem a figuras clássicas. A mostra é uma espécie ode à força da mulher, ao seu poder criador e transformador e à sua personificação do sagrado através dos seus corpos, exibidos como instrumentos de poder, de determinação, de expressão.1725_post

Nas treze imagens que compõe a exposição – dez feitas especialmente para a exposição e mais três oriundas de um projeto anterior, mas que pertence ao mesmo universo de interesse da artista – as mulheres são vistas como personagens que parecem reivindicar seu lugar de direito no mundo, como equilibradoras das forças que regem o mundo material e espiritual.

A exposição é um desdobramento de um grande projeto fotográfico da artista realizado há alguns anos em várias localidades do Brasil, onde durante dois anos mergulhou no universo da fé e dos rituais religiosos, muitos deles desconhecidos pela maioria dos brasileiros. No projeto, intitulado “Rituais Religiosos”, deparou-se com a expressão e a materialização de um interesse antigo, mas ainda vívido, o chamado Sagrado Feminino, na pele de mulheres como benzedeiras, sacerdotisas, xamãs, parteiras, mulheres que carregavam em si próprias, nos seus gestos e ações, o saber feminino, a força e o seu poder de criação, transformação e transmutação de eras e eras de acúmulo de conhecimento.

A exposição conta com a participação especial do “paleojewelry designer” Marco Apollonio, artista responsável pelos acessórios usados pelas mulheres retratadas.

Chris Day é graduada em publicidade e fotografia e pós-graduada em fotografia. Iniciou sua carreira como fotógrafa em 1998, na área de publicidade e Fine Art. Possui dois livros publicados, o livro “Europa”, lançado em 2009, e o livro “11/09”, lançado em 2003 com fotos realizadas em New York logo após os atentados de 11 de setembro de 2001. Atualmente está à frente de um estúdio em Valinhos, onde realiza projetos pessoais e para outras pessoas e empresas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn