UNIVERSIDADE CORPORATIVA SALVADOR ARENA DESENVOLVE NOVO PROGRAMA DE LÍDERES DA TERMOMECANICA

A Universidade Corporativa Salvador Arena (UCSA), até então conhecida como Universidade Corporativa Termomecanica (UCTM), mudou seu nome em referência ao fundador da Termomecanica, empresa líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas). Além desta novidade, visando o desenvolvimento de competências e comElaine Mattioliportamentos essenciais na área corporativa, criou, em parceria com a FIA – Bussiness School, o programa Fábrica de Líderes II, com o objetivo de desenvolver os líderes da Termomecanica. A FIA é considerada uma das três melhores escolas de negócios do país e consta no grupo das 55 Melhores do Mundo, no Ranking do Financial Times. A iniciativa visa a excelência na gestão e com foco na perpetuidade do negócio da Termomecanica e, para isso, disciplinas como Liderança Inspiradora, Liderança Estratégica e Cultural Organizacional serão trabalhadas no programa.

O objetivo principal do novo programa Fábrica de Líderes II, que teve início em abril de 2018 e tem encerramento previsto para novembro, é proporcionar um melhor entendimento das possibilidades de gestão, cruciais para compreender o atual cenário de mudanças e desafios no mundo corporativo. “A escolha da FIA como parceira no desenvolvimento do conteúdo do programa foi feita com base em seu elevado nível de excelência e reconhecimento, especialmente na área de liderança administrativa. Identificamos uma sinergia do trabalho que desenvolvem com o que poderia ser aplicado ao dia a dia da nossa empresa”, explica Elaine Mattioli, diretora de Recursos Humanos da Termomecanica.

Os executivos e gestores participantes do programa foram selecionados visando o processo de desenvolvimento organizacional e sucessório, que contribuirão com a sustentabilidade e a perpetuidade dos negócios da TM.

Mudança de nome

A UCTM foi criada pela Fundação Salvador Arena em 2012, com o objetivo de trabalhar em prol do desenvolvimento das competências definidas e avaliadas como essenciais para a organização. Segundo Elaine Mattioli, a decisão de mudar de nome para Universidade Corporativa Salvador Arena (UCSA) foi para atrelar sua identidade ao nome do fundador, um homem visionário, ajudando a fortalecer o alinhamento estratégico da organização.

Nos últimos cinco anos, foram mais de 13 mil participações presenciais e quase 16 mil na modalidade à distância. Com esse novo direcionamento, o objetivo é potencializar ainda mais os resultados. “Temos conseguido preencher as principais lacunas e atingir nosso objetivo no que diz respeito à preparação das competências e comportamentos que farão a diferença no futuro”, finaliza.

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Recentemente, passou a fabricar também produtos em Alumínio. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa mantém programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. A Termomecanica e demais empresas que compõem a divisão de semielaborados do grupo contam com cerca de 1.900 empregados, quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e uma em Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Tortuguitas, na Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e em Joinville (SC).

Em 2017, a Termomecanica foi reconhecida como a melhor empresa na categoria Metalurgia, Mineração e Siderurgia e posicionada em 399º na classificação geral do Anuário As Melhores da Dinheiro; e no ranking Valor 1000 teve seu índice de liquidez pontuado em 15,67. Além disso, mais uma vez figurou entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame, sendo uma das poucas empresas que integram a lista desde a sua primeira publicação, em 1974.

Foto: Elaine Mattioli, diretora de Recursos Humanos da Termomecanica.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn