VAREJO DA REGIÃO DE CAMPINAS É O QUE MAIS CRESCEU NO ESTADO DE SÃO PAULO

A economia pouco a pouco vem ganhando fôlego nos últimos meses e o comércio paulista já indica sinais de crescimento. Segundo o Boletim AC Varejo, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo, em 12 meses, até janeiro de 2018, o aumento no volume de vendas na região de Campinas foi de 8,1%. O  levantamento lista o desempenho das 20 regiões administrativas da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.Coletiva ACIC Maio _ Adriana Flosi

Ao longo desse período, oito dos nove setores considerados na pesquisa apresentaram crescimento do volume comercializado: lojas de departamento, eletrodomésticos e eletrônicos (16,5%); lojas de móveis e decorações (12,8%); concessionárias de veículos (9,8%); autopeças e acessórios (7,9%); supermercados (5,3%), farmácias e perfumarias (2,3%), lojas de material de construção (2,0%) e lojas de vestuários, tecidos e calçados (0,5%).

Nos últimos 12 meses, as vendas do varejo restrito, que não incluem veículos e material de construção aumentaram 3,4% e do varejo ampliado, que inclui todos os setores do Estado de São Paulo cresceram 4,0%. Outros tipos de comércio varejista  caíram 3,7%, como as vendas de combustível e do pequeno varejo, foi o único segmento em que houve queda.

A tendência atual é de recuperação das vendas do varejo paulista, isso graças a maior renda do brasileiro, redução do desemprego, maior disponibilidade e melhores condições do crédito.

Houve também um crescimento das vendas do varejo ampliado em todas as Regiões Administrativas do Estado.

Os resultados indicam a tendência de recuperação das vendas, acompanhando o crescimento da renda, do emprego e do crédito, além da menor taxa de juros e o maior prazo de financiamento. “A economia das cidades que compõem a região de Campinas já começou a revelar os reflexos de alguns fenômenos positivos: a redução da inflação, a queda dos juros, o aumento do índice de confiança e a recuperação econômica. Isso tudo melhora a performance do varejo da região e beneficia as empresas, desde que elas estejam preparadas para atuar num mercado cada vez mais competitivo”, completa Adriana Flosi, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

Foto: Adriana Flosi, vice-presidente da ACIC.

Crédito: Divulgação.

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