Categories: Panorama de Negócios

A FALTA DE TROCO NOS ESTABELECIMENTOS E O IMPACTO NAS VENDAS

05 de abril de 2016.
Cena cada vez mais
comum em todo o Brasil, lojas, padarias, mercearias e até mesmo bilheterias e
cobradores de ônibus lidam com a falta de troco em dinheiro para
disponibilizarem aos seus clientes. A emissão de moedas tem sido gradativamente
reduzida no País, uma vez que a Casa da Moeda produz de acordo com demandas
vindas do Banco Central, que, por sua vez, tem sido reduzidas. Para se ter uma
ideia, em 2013, foram emitidas 2,3 bilhões de moedas no país. Em 2014, o número
caiu para 400 milhões.
Além da dificuldade
do troco, estabelecimentos lidam com demoras nas filas e a falta de opções para
o troco em dinheiro vivo, uma vez que dar bombons ou balas nessas situações é
ilícito, ferindo o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O
incômodo da falta de troco e demoras nas filas foi, inclusive, detectado na
pesquisa Tendências Consultoria/MasterCard, onde a aceitação de cartões foi
registrada como sinônimo de segurança, rapidez e agilidade no negócio.
Entre os comerciantes
pesquisados, 91% relatam que as transações em dinheiro aumentam suas
preocupações com segurança e, por causa disso, 67% acreditam que os caixas
preferem pagamentos feitos com o plástico a dinheiro. 55% dos lojistas ainda
indicam que as filas dos caixas seriam mais rápidas com a adoção de cartões.
Milton Paes

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