Fazendas que funcionam dentro de shopping centers, fábricas e edifícios corporativos. Que ocupam pouco espaço, mas produzem 28 vezes mais alimentos do que no campo com processos muito
A BeGreen investe em um programa educativo especializado para que seus consumidores levem a sustentabilidade da fazenda para casa. Em 2022, 12.250 pessoas visitaram as estufas e viveram experiências incríveis. Entre elas a vivência do Colhe e Leve, em que as pessoas escolhem e colhem suas próprias hortaliças; e as visitas agendadas, nas quais se aprende o conceito de fazenda urbana e como funciona a cultura hidropônica de alimentos, além de participar de uma colheita, experimentar as hortaliças e frutos e participar de atividades específicas para a faixa etária.
A rede de fazendas urbanas chegou a ser citada na COP 27 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, com a participação de mais de 190 países, no painel “Usando o Poder ESG para Mudar o Mundo” como iniciativa sustentável realizada em parceria com a Aliansce Sonae. “Na BeGreen contribuímos com sete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Indústria, inovação e infraestrutura; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; e Parcerias e meios de implementação”, enumera Giuliano.
Em 2022, a BeGreen também ficou entre as 100 melhores startups do setor alimentício pelo ranking DealRoom, disputado a nível global, iniciou parcerias com grandes empresas e ainda venceu o 12º Programa Banco Montepio Acredita Portugal de aceleração, na categoria Cidade Inteligente.
De fato, a BeGreen é uma excelente solução de produção e distribuição de alimentos para grandes cidades. Seu modelo de produção hidropônica em estufas de alta tecnologia gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo na terra, além de reduzir a perda de alimentos em toda a cadeia, alcançando um aproveitamento de 98% da produção. Ao mesmo tempo, em razão da localização estratégica, elimina a emissão de CO2 que seria necessária para transportar os alimentos do campo para a cidade. A colheita da fazenda vai direto da plantação para a casa do consumidor, chegando fresca ao prato. “Para 2023, nossa expectativa é abrir duas novas fazendas e dobrar a área de plantio, mantendo um crescimento consistente e com importantes parcerias para continuar transformando o setor”, conta o CEO.
A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Conta com oito unidades: no Shopping da Bahia (Salvador), no Boulevard Shopping (Belo Horizonte), na Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), no Via Parque Shopping (Rio de Janeiro), no Passeio das Águas Shopping (Goiânia), na sede do iFood (Osasco), no Parque D. Pedro Shopping (Campinas) e no Plaza Sul Shopping (São Paulo). Atualmente tem tecnologia capaz de produzir mais de 24 t/mês de alimentos livres de agrotóxicos. A BeGreen é vencedora de diversos prêmios nas áreas de consciência e produção sustentável, como o Abrasce, Latin American & Caribbean Shopping Center Awards, Viva Awards ICSC e ELA.
Foto 1 – BeGreen-iFood
Crédito: Vinicius Consoline
Foto 2 – BeGreen
Crédito: Caue Moreno
Foto 3 – BeGreen BH
Crédito: Bruno Soares
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