Categories: Panorama de Negócios

CAFÉ REPRESENTA 6,5% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

O café representou 6,5 % de todas as exportações do agronegócio brasileiro de janeiro a setembro de 2012. O resultado faz parte do Informe Estatístico do Café publicado mensalmente pelo Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No entanto, o produto apresentou queda de 24,74% nos nove primeiros meses de 2012, com faturamento de US$ 4,6 bilhões na comparação com o mesmo período do ano passado, quando faturou US$ 6,1 bilhões. O volume embarcado de janeiro a setembro de 2012 teve redução de 19,21% na quantidade de sacas.
A receita cambial do café verde, que representa 5,7% do total das exportações, também teve uma diminuição de 27,41. O principal comprador de café verde brasileiro continua sendo a Alemanha que, apesar de ser o principal destino das exportações da produção nacional, apresentou queda de janeiro a setembro de 2012 de 26,80% na quantidade do produto. O segundo principal importador são os Estados Unidos que teve um recuo de 26,83% nas compras do grão.
De acordo com o relatório mensal, o consumo brasileiro de café em 2012 é estimado em 20,4 milhões de sacas, contra 19,72 milhões de sacas em 2011. Os estoques do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) estão, atualmente, em 14 mil sacas.
Milton Paes

Recent Posts

GERAÇÃO Z BUSCA POR BENEFÍCIOS ALÉM DO SALÁRIO

O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da…

21 horas ago

ACP REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE COMO VIVER MELHOR COM PARKINSON

A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a sua Roda de Conversa mensal, neste sábado, dia…

21 horas ago

FACULDADE DO COMÉRCIO PARTICIPA DE CONGRESSO DA FACESP EM ÁGUAS DE LINDÓIA

A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…

3 dias ago