CAMELO SE CONSOLIDA NO MERCADO DE MODA MASCULINA E INVESTE EM EXPANSÃO DE FRANQUIAS

A Camelo, criada em 1944, é referência brasileira quando o assunto é alfaiataria e vem costurando uma história de sucesso trazendo uma proposta inovadora e diferenciada para o homem contemporâneo que procura estilo e sofisticação em seu dia a dia de trabalho ou lazer. Alinhando matéria-prima de alta qualidade ao design nas criações, a marca já vestiu personalidades como Silvio Santos e até ex-presidente da República. 

Em 2011, o empresário Adriano Furlan, em atuação há mais de 20 anos no comércio, comprou a marca Camelo, que era uma empresa familiar por três gerações, e a partir daí começou a implantar uma série de mudanças criando inclusive uma formatação de sistema de franquia da marca que tem crescido em média 35% ao ano. A empresa trem tem revendedores da marca em todo o país com um portfólio de produtos que incluem além de ternos sob medida, camisas, jeans, roupas de dormir, calçados e cuecas sem costura, entre outros.

Atualmente a Camelo tem 7 unidades próprias, sendo duas em Campinas, uma em Ribeirão Preto, uma em Bauru e três em São Paulo e uma unidade franqueada em Salvador. Para este ano estão contratadas mais duas unidades franqueadas e a abertura de uma unidade própria em Piracicaba. “Essa loja em Piracicaba será em um imóvel próprio. Lá vai ser um conceito novo e diferente de todas as outras lojas. Nós vamos ter no local uma sala de noivos. A oficina da loja onde serão feitas as roupas sob medida para os noivos no meio da loja visível ao público e vamos aprimorar novos conceitos”, diz.

Adriano Furlan disse que hoje no Brasil tem mais gente com sobrepeso do que em 80% dos países de primeiro mundo e isso serviu de referência para identificar uma demanda. “Nós estamos tendo uma demanda incrível de medida extra. Esse é o primeiro parâmetro que a gente percebeu que não estava conseguindo atender com a roupa pronta. A segunda é uma tendência de mercado que a gente está identificando  que é a customização. Hoje uma onda muito forte nesse sentido, no qual a pessoa quer dar um toque pessoal. Nós compramos uma máquina de bordar para fazer etiqueta personalizada. A partir de fevereiro quem for a uma loja da Camelo e quiser seu nome data na etiqueta  será oferecido”, comenta.

Buscando a perfeição e a valorização nas roupas e acessórios, Adriano é responsável por buscar tecidos e qualidade. “A marca é referência no lifestyle masculino, com alfaiataria de corte e caimento impecáveis em peças que vão do moderno ao mais clássico. Apostamos muito em tecidos como algodão/pima, lã fria e fio egípcio, materiais que, fazem o homem se sentir mais seguro no momento da compra”, explica.

Hoje um terno sob medida é entregue entre 20 e 30 dias, mas a partir do mês que vem, a Camelo terá condições de entregar um terno de um dia para outro graças a um catálogo com peças semi acabadas, o que vai contar apenas com as medidas do cliente para que as peças sejam confeccionadas e concluídas. Um terno customizado na Camelo varia entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

Para os interessados em abrir uma franquia da Camelo a taxa de franquia é de R$ 50 mil, com investimento inicial a partir de R$ 366 mil, royalties de 4% e verba de campanhas de propaganda e marketing de 1%. O prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 36 meses. “Há formatos testados para lojas de shopping e rua, em tamanhos a partir de 70m”, conta Adriano.

Ainda de acordo com proprietário da marca, a estratégia de crescimento para a franquia para os próximos anos é a instalação em grandes cidades do país. “Procuramos grandes centros ou com mais de 400 mil habitantes, porém neste montante podemos ter cidades com menos habitantes mas com grande potencial econômico, como Ribeirão Preto e Piracicaba. Buscamos candidatos com experiência no varejo justamente para potencializar este investimento”, conclui.

 

Foto: Loja da Camelo no Shopping Iguatemi Campinas.

Crédito: Divulgação.

 

 

 

 

Milton Paes

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