Categories: Panorama de Negócios

COLUNA DO PROFESSOR LEANDRO GARCIA

É preciso inovar.
Sempre!

Leandro Garcia

Inovações tecnológicas, mudanças de cenários e novos players demandam
das organizações novas formas de administrar os negócios para reagir a um
mercado extremamente rápido e competitivo. Com este cenário, as empresas que
mais investem e inovam são as mais dinâmicas e rentáveis. Elas saem na frente,
pois focam em nichos específicos e garantem por um determinado e limitado tempo
a sua liderança.
Vivemos hoje em um ambiente propício para a inovação. Neste cenário
globalizado, as empresas se aproximaram das universidades através de processos
de parceria que incluem o próprio governo. Na economia, o conceito de inovação
foi introduzido por Schumpeter (1961) que considerou a inovação como força
motriz do capitalismo.
Mas afinal o que é inovação? Ernest Gundling autor do livro “The 3M Way
to Innovation”, diz que inovação é mais do que apenas uma ideia brilhante, é
uma ideia que foi implementada e teve um impacto real. Assim, podemos
interpretar que a inovação depende do surgimento de boas ideias. Contudo,
corremos o risco de ficar dependendo do acaso, à espera da inspiração uma onda
de criatividade.  Para que a inovação ocorra, é necessário que a empresa
estimule o maior número de áreas, envolva seus funcionários e motive-os dentro
e fora da empresa.
Colocando em uma equação matemática, podemos entender que a inovação é
igual à motivação + criatividade + estímulos. Ao alcançar este patamar de
envolvimento de toda a organização podemos dizer que a empresa estará
gerenciando o processo interno de Inovação.
Algumas práticas hoje são utilizadas nas empresas para estimular seus
coladores, como por exemplo: banco de ideias, ambientes corporativos informais,
workshops, brainstorming; gincanas em locais estratégicos, deixar a estação de
trabalho (mesa e computador) com a cara e personalidade do colaborador e ações
sociais.
A inovação é um processo chave do negócio da empresa, associado com a
renovação e a evolução do negócio. Inovação, portanto, é uma atividade
essencial ligada à sobrevivência e ao crescimento. Para que o processo de
inovação seja permanente é necessário estimular a mudança de cultura e o
engajamento de todos em prol da sobrevivência e adaptação organização no
cenário cada vez mais competitivo.
Leandro Garcia é professor dos cursos de MBA, Pós-Graduação e do Programa
CADEMP da IBE-FGV (Fundação Getulio Vargas).  E-mail: leandro_mgarcia@hotmail.com

Milton Paes

Recent Posts

GERAÇÃO Z BUSCA POR BENEFÍCIOS ALÉM DO SALÁRIO

O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da…

2 dias ago

ACP REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE COMO VIVER MELHOR COM PARKINSON

A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a sua Roda de Conversa mensal, neste sábado, dia…

2 dias ago

FACULDADE DO COMÉRCIO PARTICIPA DE CONGRESSO DA FACESP EM ÁGUAS DE LINDÓIA

A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…

4 dias ago