COMÉRCIO DA REGIÃO DE CAMPINAS ENCERROU 2018 COM MENOS 94 POSTOS DE TRABALHO

O ano de 2018 terminou com saldo negativo de empregos no comércio da região de Campinas e aponta uma piora em relação ao ano anterior. Segundo dados do SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), 2018 foi encerrado com menos 94 postos de trabalho, resultado de 87.032 demissões contra 86.938 admissões. Os números mostram uma retração do setor da região, já que 2017 foi encerrado com saldo positivo de empregos, totalizando 1.768 novas vagas criadas naquele período.

Entre as nove atividades pesquisadas, três sofreram queda no estoque de trabalhadores formais em 2018, com destaque para materiais de construção (-280), lojas de móveis e decoração (-10) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-488). Já o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos foram responsáveis por mais 364 vagas no mercado.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, explica que diante deste cenário é possível dizer que o mercado de trabalho do varejo da região de Campinas estagnou em 2018. “Esta mudança de cenário entre 2017 e 2018 ocorreu porque o setor supermercadista não gerou vagas no mesmo ritmo. Em 2017, esta atividade gerou quase 2 mil vagas na região, sustentando o saldo positivo geral”, afirma.

Já no ano passado, o setor de supermercados foi responsável pela criação de 298 vagas de emprego. “A aceleração muito tímida do consumo das famílias minou a decisão de investimentos dos empresários em mão de obra formal. Além disso, em 2018, o avanço do emprego com carteira assinada foi afetado negativamente no varejo pelos impactos da greve dos caminhoneiros”, explica.

 

Foto: Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

13 horas ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

1 dia ago

A CONQUISTA DO PLENO EMPREGO

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…

2 dias ago