ARTIGO DE PATRÍCIA RODRIGUES

 

Um projeto de responsabilidade social só traz consequências positivas para a sociedade e para a empresa se realizado de maneira legítima. Para isso, é preciso desenvolver atividades criativas a fim de incorporar esses conceitos à missão da empresa e divulgá-los entre os funcionários e prestadores de serviços

Tão importante quanto ter a sustentabilidade integrada à estratégia da empresa é poder contar com profissionais que estejam engajados com o tema. Além disso, inserir os colaboradores em projetos sociais é uma forma de valorizá-los em sua autoestima.

Com a diversidade de gerações presentes nas corporações e a necessidade de que se sintam mais comprometidos e motivados, envolvê-los em projetos sociais é fundamental para desenvolverem outras competências, promovendo a satisfação pessoal em meio ao exercício de sua cidadania.

Neste contexto, é necessário incluir todos da companhia na escolha sobre qual público será beneficiado – crianças, idosos, animais, dentre outros -, por meio de votação.

Uma forma de engajar os colaboradores em busca de uma empresa mais responsável é desenvolver ações de endomarketing amarradas ao plano de benefícios correspondentes a uma meta específica voltada à equipe, capaz de melhorar o clima em cada departamento.

Assim, aqueles que mais se destacarem no semestre podem, por exemplo, ganhar um prêmio e o direito de escolherem a instituição de sua preferência para ser beneficiada, bem como a confiança do time para realizar as programações planejadas que envolverão a participação de todos.

O desenvolvimento sustentável visa um novo estilo e uma nova ética, de maneira a deixar sua empresa mais moderna, sustentável, consciente globalmente, humanista e de fato comprometida com a sociedade.

Paralelamente, isso repercutirá diretamente em seu business core e auxiliará na sensibilidade da empresa ao traçar suas estratégias e planos.

Obviamente que realizar projetos sociais não exclui a necessidade de colocar em prática ações de marketing. Mas dosar os esforços e tratá-los como atividades complementares traz reconhecimento para a marca, podendo ser um diferencial para os consumidores, além de ter a vantagem de atrair colaboradores que buscam o engajamento em uma causa coletiva e nobre.

 

Patricia Rodrigues, Diretora Administrativa da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria S/S

Milton Paes

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