COMO ESTABELECER PARCERIAS ESTRATÉGICAS NA INDÚSTRIA 4.0 PARA SE DESTACAR NO MERCADO ATUAL

Conhecida como indústria 4.0, a expressão refere-se a recursos voltados às inovações tecnológicas, que auxiliam na produção e automação de processos e equipamentos, com foco na eficiência e produtividade do segmento industrial. Segundo um comparativo realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, no final do ano passado, apenas em 2016, cerca de 48% das indústrias faziam uso de tecnologias digitais. Já em 2021, esse número mudou para 69%.

Apesar do aumento relativamente tímido de apenas 21% durante estes cinco anos, muitas indústrias já aderiram a oportunidade de gerenciar suas demandas de maneira inteligente. Identificar problemas como a inatividade, o retrabalho e principalmente, a estagnação financeira, fez com que muitos setores industriais repensassem sobre parcerias estratégicas, que propiciassem o fomento aos negócios. “Estabelecer boas relações comerciais, permite o diferencial competitivo, automação de processos, redução de custos, além de melhores oportunidades para os clientes. Essa prática, reforça ainda mais a presença de mercado em cada segmento’’, afirma Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina.

A inovação tornou-se uma exigência para o mercado atual, principalmente para a indústria 4.0. Isso porque a implantação de um novo sistema, não só garante maior controle administrativo, como também foca em melhores resultados de desenvolvimento, resolução de problemas e novas oportunidades. “É nesse ponto que as parcerias estratégicas auxiliam. Ao apresentar uma solução para as dores de outra empresa, como uma metodologia ou um novo equipamento que aumente a produtividade e segurança, também estamos sendo fortalecidos economicamente, visto que cada vez mais negócios podem ser gerados’’, pontua a executiva.

Boas relações comerciais também influenciam fortemente na alta competitividade do mercado. Entender o momento ideal de buscar por um aliado, pode estar relacionado a algum problema que precisa ser resolvido ou através da oportunidade de implementar algo novo. “Para a indústria, essas parcerias se fazem ainda mais necessárias, principalmente por existir a integração de muitos equipamentos, que proporcionam segurança, controle de acesso, qualidade de produtos, entre outros benefícios. Nesse caso, é ideal que as organizações se complementem e promovam a melhor solução, tanto para os negócios, quanto para os clientes’’, finaliza Giordania.

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional. Atua em todos os estados do Brasil e na América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, no agronegócio, além de galpões e centros logísticos de distribuição. É especializada em porta rápidas, portas, abrigos e niveladoras para docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos.

 

Foto: Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

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