Um espaço para a apresentação de tecnologias e soluções voltadas ao conceito de Indústria 4.0. Essa é a ideia do Demonstrador de Manufatura Avançada, uma das atrações da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC), que se realiza nesta semana, até o próximo sábado (28/04), em São Paulo, e que conta com a participação do CPqD.

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos, o Demonstrador de Manufatura Avançada terá vários clusters de empresas e instituições de ensino e pesquisa destinados a permitir uma imersão do público no conceito de Indústria 4.0 e em tecnologias relacionadas à sua implantação. O CPqD será responsável por um desses clusters, que terá o tema Automação Inteligente. “A intenção é apresentar um sistema de monitoramento de temperatura e umidade, via sensoriamento remoto, já implantado em uma das fábricas de uma grande empresa do setor eletroeletrônico”, diz Filipe Palma, coordenador técnico do CPqD. “A solução utiliza 14 sensores com comunicação wireless com um concentrador local, que envia os dados coletados para um servidor. Um mapa intuitivo permite a visualização dos sensores dentro da fábrica e sua realocação de forma fácil”, acrescenta.

Baseado em plataforma web, o sistema possibilita a geração de relatórios a partir de qualquer terminal remoto e, ainda, o envio de alarmes para dispositivos móveis. Para isso, utiliza uma aplicação que transforma texto em fala (TTS, do inglês text to speech) alertando sobre ocorrências fora dos limites. A FEIMEC é uma iniciativa da ABIMAQ e da Informa Exhibitions e, nesta edição 2018, reúne 460 expositores no centro de exposições São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes – km 1,5).

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

Fotos 1 e 2 – Equipe do CPqD na FEIMEC-2018

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

13 horas ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

1 dia ago

A CONQUISTA DO PLENO EMPREGO

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…

2 dias ago