Em um período de recuperação gradativa da economia, o mercado de mesa posta acende um sinal verde para lojistas e profissionais que desejam atuar no setor, inclusive, donas de casa. A tendência de decorar mesas surgiu justamente do bom gosto e capricho de mulheres que sempre cultivaram o ato de sentar-se à mesa. Contudo, o que nasceu como um mero hobby foi além da efervescência das redes sociais e, hoje, tornou-se negócio para muitas dessas mulheres.

Uma pesquisa divulgada no mês de junho pelo Clube da Mesa Posta, principal consultoria neste nicho, mostrou que a diária cobrada por um profissional de mesa posta pode chegar a R$500, de modo que se o mesmo trabalhar quase todos os dias no mês, consegue obter ganhos de até R$11 mil reais.

De acordo com  Luciana Locchi, co fundadora e designer de mesas da entidade, o mercado de serviços e produtos para compor a mesa está em plena ascensão e teve um crescimento de mais de 30% no ano passado. Segundo a porta-voz do Clube,“o objetivo da instituição é justamente compartilhar conhecimento e contribuir para que mais pessoas tenham acesso a esse novo mercado”.

E se o conhecimento é a porta de entrada para que as pessoas compreendam como funciona, na prática, esse novo nicho e conceito, ele também é a chave para quem busca formação na área. De acordo com Lu Locchi, existem diversos cursos profissionalizantes com foco na mesa posta. Os mais conhecidos dentre eles são os de etiqueta à mesa, serviços de mesa e dicas para receber bem e ser um bom anfitrião.

As possibilidades de atuação no ramo são também diversas. O levantamento, realizado com pessoas de diversos setores, constatou ainda que a maior parte dos profissionais que atuam com a mesa posta trabalham nas áreas de decoração, locação e/ou vendas de artigos e produtos para mesa posta. Esses agentes representam, respectivamente, (37%) e (40%) das respostas obtidas na pesquisa. “Se pensarmos que as pessoas sentam à mesa no mínimo três vezes ao dia, podemos afirmar que qualquer pessoa teria interesse em saber um pouco mais sobre mesa posta. Donas de casa, decoradores, arquitetos, assessoras de eventos sociais e corporativos, noivas, recém-casadas, secretárias executivas, hotéis, restaurantes e mais uma infinidade de pessoas que podem fazer parte”, conclui Luciana.

 

Foto: Luciana Locchi, co fundadora e designer de mesas do Clube da Mesa Posta.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

LEANDRO KARNAL FAZ PALESTRA EM SUMARÉ

Acontece nesta quinta-feira (09/05), às 19h, no Clube Recreativo, que fica na Av. Rebouças, 863,…

19 horas ago

CCCER PROMOVE PRIMEIRO EVENTO QUE MARCA 10 ANOS DE FUNDAÇÃO

A Câmara de Comércio Exterior de Campinas e região  (CCCER) realizou na última terça-feira (07/05)…

1 dia ago

ADVOGADA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Um levantamento do Ministério da Previdência Social mostra que depressão e ansiedade são responsáveis por…

2 dias ago

REGIONAL CAMPINAS DO SINDUSCON-SP PROMOVE RODADA DE NEGÓCIOS

O SindusCon-SP realiza Rodada de Negócios da Construção em Campinas reunindo grandes empresas do setor…

2 dias ago