EDUCAÇÃO E CAFÉ UNE GASTRONOMIA, APRENDIZADO, SAÚDE E CULTURA

Com o tema Educação e Café, Campinas contará, no período de 22 a 26 de novembro, de uma semana muito especial de muito aprendizado e recheada de gostosuras gastronômicas para os alunos das escolas municipais de Campinas. Nesse período também será comemorado os 40 anos de Cultura de Paz, entre brasileiros e árabes, que tem na cultura do café um dos laços de união entre esses dois povos.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, iniciado em 2008, afirma que o evento com as escolas municipais de Campinas é oriundo desse projeto de cultura de paz, que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos 40 anos.

O projeto Educação e Café é coordenado pela Secretaria de Educação de Campinas, através do Secretário José Tadeu Jorge, em parceria com o Instituto Jerusalém do Brasil, coordenado pelo professor Ali El-Khatib. O evento Educação e Café conta com as parcerias do Sesi, Senac, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e apoios do Instituto Agronômico de Campinas, Ciesp-Campinas, Campinas Convention & Visitors Bureau e Unicamp, através da Faculdade de Educação Física.

Nessa semana, os professores das escolas municipais vão analisar com os alunos a importância do café para a história de Campinas e do Brasil, economia e cultura dessa planta, a sua presença na prática esportiva, no turismo e na gastronomia usando a bebida. Serão ainda mostrados aos alunos os métodos de preparo do café e na parte educativa-cultural, os alunos serão motivados atividades de pinturas e desenhos, usando o café como mote, inclusive até na área musical.

Na parte gastronômica, essa semana também vai trazer na merenda dos estudantes, várias delícias preparadas tendo como base o café, utilizando a bebida em suas receitas. Ali El-Khatib explica que os estudantes poderão saborear – arroz com café, carne com molho, bolo e brigadeiro. Destaque entre essas delícias para a Kafta com creme de café árabe.

 

Foto:  Professor Ali El-Khatib e o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

2 horas ago

A CONQUISTA DO PLENO EMPREGO

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…

1 dia ago

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS É TEMA DO PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais.…

2 dias ago