Quase dois em cada três consumidores brasileiros optaram por comprar mais produtos online do que presencialmente em 2022, e estavam mais propensos a adquirir eletrônicos, de acordo com
Bobkov prevê que duas tendências principais continuarão a desempenhar um papel importante em como as empresas podem capitalizar sobre o contingente cada vez mais virtual dos consumidores brasileiros que fazem suas compras enquanto usam seus computadores ou smartphones. “Pela nossa experiência na 24TTL, ajudando empresas a se diferenciarem no competitivo mundo do comércio eletrônico, podemos ver que os consumidores brasileiros, como muitos latino-americanos, farão suas compras em grande parte por meio de marketplaces terceirizados – especialmente através do Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza – e que 2023 também seja o fim da linha dos cookies de terceiros”, acrescenta Bobkov.
Ele segue abordando questões referentes à pesquisa. “Embora esta pesquisa mostre um crescimento encorajador no que era recentemente uma indústria nascente, incluindo o fato surpreendente de que mais de um em cada dez (13%) consumidores brasileiros compra comida online com mais frequência, o grande desafio em 2023 é como as empresas de e-commerce podem continuar a abordar e manter clientes, especialmente em um mercado competitivo e com o inevitável fim da publicidade direcionada”, diz.
Aproveitando as lições de 2022, a 24TTL acredita que as empresas brasileiras devem desenvolver o que chamam de ‘nova proximidade’ com seus clientes – inovar em tecnologia para fazer essa abordagem- e observar três fatores: o crescimento acelerado do comércio eletrônico no Brasil, o inegável domínio de marketplaces de terceiros no ecossistema de e-commerce e a eliminação gradual de cookies de terceiros – como uma oportunidade de ouro para se reposicionarem mais perto dos clientes, ajudando assim suas marcas e produtos a se destacarem em um mercado concorrido, muitas vezes em um site que não é próprio, onde são apenas uma das muitas empresas e produtos que disputam a atenção do cliente. “Em nossa experiência, descobrimos que o conteúdo aprimorado – como vídeo, realidade aumentada e outras ferramentas virtuais – pode aumentar a intenção de compra dos clientes em 28%, aumentar o ROI do marketing de conteúdo em 34% e reduzir os retornos em 10%”, diz Alexey Chekhvalov, Diretor de Expansão da 24TTL.
Ele reforça a importância da pesquisa. “Olhando para os resultados desta fascinante pesquisa em 2022, podemos comemorar o rápido crescimento do comércio eletrônico no Brasil, reconhecer os desafios do próximo ano e reunir tudo isso para criar uma ‘nova proximidade’ entre nossas marcas, produtos e clientes que transcende mercados e cookies de terceiros”, conclui.
Fundada em 2007, a 24TTL é uma desenvolvedora internacional de produtos tecnológicos inovadores na área de varejo online. As soluções da 24TTL permitem que as marcas aumentem a conversão e as vendas por meio do monitoramento automatizado da presença de uma marca nos mercados, além de criar e distribuir conteúdo rico, incluindo vídeos e realidade aumentada. Além disso, os clientes da 24TTL podem analisar a qualidade desse conteúdo e criar uma estratégia para seu desenvolvimento. As principais vantagens das soluções de TI da 24TTL são o uso de tecnologias de inteligência artificial e a capacidade de customizar os produtos de TI da empresa para atender aos requisitos específicos da indústria do cliente. Os serviços 24TTL estão disponíveis por assinatura no formato SaaS (Software as a Service).
Foto 1 – Gennady Bobkov, diretor da América Latina da 24TTL.
Foto 2 – Alexey Chekhvalov, Diretor de Expansão da 24TTL.
Crédito: Divulgação.
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