Diversas etapas da produção industrial utilizam plástico em seu cotidiano. Da mesa de corte ao túnel de encolhimento, da embalagem ao transporte, da entrega ao armazenamento, o material é
De acordo com Eloy Queija, diretor executivo da Embalatec, em 2019 82% do volume comercializado pela empresa já corresponde a este material. “O PCR é uma grande aposta. Há alguns anos vínhamos estudando estratégias para reduzir o impacto que o plástico pode causar caso não seja reutilizado e de que forma poderíamos contribuir para o consumo mais assertivo do material. Com a utilização da resina pós consumo não há extração de matéria-prima virgem, mas sim a utilização de material já desenvolvido e que retorna para a fábrica através da economia circular”, explica.
Segundo o executivo, chegar a 100% do mix sustentável exige não só um esforço por parte da organização e planejamento do negócio, mas uma mudança de mindset do consumidor. “Ainda há uma falsa ideia de que o plástico que passou pelo processo de reuso é menos eficiente, o que não é verdade. Nos processos industriais que atendemos não existe um apelo estético do produto e a única diferença entre o material virgem e o PCR é a tonalidade da cor. Por passar por mais processos de extrusão, a resina pós consumo não tem a mesma transparência do material virgem e se torna mais áspera, o que não prejudica em nada a sua funcionalidade”, explica Eloy.
Custo-benefício e adaptação do processo produtivo
Para priorizar o uso da resina pós consumo a Embalatec realizou algumas mudanças em seu processo. Recentemente a empresa assumiu, por exemplo, a compra direta dos insumos para produção e passou a ter contato direto com a cadeia de reciclagem. Além disso, vem investindo em estratégias comerciais e de comunicação para reforçar a qualidade e valor sustentável do PCR.
Além de ser sustentável, o custo-benefício do PCR é outra vantagem para o consumidor. “Uma das preocupações da Embalatec era conseguir atuar dentro de uma proposta sustentável que fosse economicamente viável. O nosso PCR foi criado com o propósito de unir essas duas frente. Hoje ele é um produto de valor muito competitivo e de qualidade, o que nos permite apostar em 100% da produção, garantindo a utilização muito mais consciente de recursos”, finaliza o executivo da empresa.
Fundada em 1992, a Embalatec é uma marca 100% brasileira especializada no desenvolvimento de soluções plásticas para a indústria. Opera nas regiões Sul e Sudeste e tem no mercado têxtil sua principal atuação, através da comercialização de itens como bobinas para mesa de corte, bobinas tubolares e sacarias. São cerca de 300 clientes ativos e um crescimento constante da marca: nos últimos oito anos a Embalatec aumentou seu faturamento em 700%.
Fotos 1 e 2: Fábrica Embalatec.
Crédito: Divulgação.
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