A Komatsu Ltd. foi classificada empresa nível “A” (numa escala de A à D) na recém lista apresentada pela plataforma de divulgação ambiental global CDP, a qual identifica empresas líderes internacionais na gestão de mudanças climáticas. “A classificação “A” da Komatsu Ltd. se deve ao fato de a empresa lidar com eficiência questões relativas às mudanças climáticas, ao desmatamento e aos cuidados com conservação da água”, afirma Tetsuji Ohashi, presidente da companhia japonesa.

Como líder industrial, a Komatsu tem por meta a priorização de atividades ambientais e, desde abril de 2016, vem desenvolvendo um plano de gerenciamento de médio prazo, que também definiu ações de ESG (sigla em inglês relativa a Meio Ambiente, Social e Governança). Em particular, a empresa tem promovido o SMARTCONSTRUCTION, ferramenta que tem como objetivo projetar o campo de obras do futuro, através de equipamentos de construção inteligentes e recursos tecnológicos (drones, softwares 3D, simulações de produtividade em softwares Komatsu), a fim de reduzir significativamente as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida dos equipamentos do setor. A Komatsu também vem realizando esforços para obter economias significativas de energia em áreas de produção, por meio da conectividade baseada neste tipo de recurso.

No ano passado, mais de 7.000 empresas, com mais de 50% da capitalização de mercado global, divulgaram seus dados ambientais através do CDP, organização internacional sem fins lucrativos que orienta as empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, proteger os recursos hídricos e as florestas. “À medida que a gravidade dos riscos ambientais para os negócios se torna mais evidente, as empresas no nível “A” estão se posicionando para fornecer soluções. Precisamos intensificar urgentemente a ação ambiental em todos os níveis, a fim de cumprir as metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as empresas classificadas neste nível estão preparadas para dar uma contribuição substancial a essas metas”, argumenta Paul Simpson, CEO do CDP.

A multinacional japonesa Komatsu se instalou no Brasil em 1975, na cidade de Suzano, São Paulo, em uma área de 634.000 m². A fábrica brasileira foi a primeira planta fora do Japão, fazendo parte da estratégia de expansão global com um parque fabril completo com fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Em 1997, inaugurou a segunda planta no Brasil, na cidade de Arujá, ocupando uma área total de 24.000 m² onde são produzidos tanques, caçambas, cabines, chassis e chaparia em geral. Em 1998, criou a Komatsu Brasil Internacional, subsidiária de vendas destinada exclusivamente a cuidar do mercado brasileiro.

Hoje, a Komatsu atua nos segmentos de infraestrutura, agricultura, mineração, rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos e florestais.

 

Foto: Tetsuji Ohashi, presidente da Komatsu.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

3 horas ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

15 horas ago

A CONQUISTA DO PLENO EMPREGO

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…

2 dias ago

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS É TEMA DO PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais.…

2 dias ago