Componente cada vez mais comum no mercado de iluminação, o LED conquista consumidores no país. Só em 2016 foram mais de 81 milhões de lâmpadas comercializadas no Brasil com esta tecnologia, 30% a mais que no ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). E a popularização também trouxe uma mudança para o mercado. A partir desta segunda-feira (17) está proibida a comercialização por médias e grandes empresas de produtos sem certificação do Inmetro. Para as PMEs, o prazo para adequação e
O diretor comercial da Blumenau Iluminação, Renan Medeiros, comenta que a decisão é essencial para elevar a qualidade de mercado e garantir que o consumidor final tenha à disposição lâmpadas seguras e eficazes. “Atualmente os produtos de LED comercializados no país são, essencialmente, importados. A medida do Inmetro vai apoiar na busca pela oferta de produtos que sejam de qualidade e trazer para o segmento um controle mais eficaz em relação as peças”, avalia.
Com labo
Entre as questões que são analisadas pelo Inmetro na hora da certificação das lâmpadas de LED estão a análise do fluxo e eficiência luminosa, o fator da potência, a temperatura de cor e a vida útil do produto.
Foto 1 – Sede da Blumenau Iluminação.
Foto 2 -Lâmpada de LED.
Crédito: Divulgação.
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