A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) divulgou em dezembro que o Brasil encerrou o ano de 2023 com US$ 164 bilhões em exportação de produtos do agronegócio. Este valor representa um aumento de 3% em transações em comparação a 2022. O principal comprador do país foi a China, seguida da União Europeia e dos Estados Unidos. O parceiro asiático exportou US$ 51,1 bilhões do setor brasileiro, com foco em soja e milho. Com esses números, a contribuição chinesa nas exportações subiu 13,3% em 2023. Em dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA Esalq/USP), o Agronegócio se aproxima de 30% de participação no PIB Brasileiro, em números considerando os PIBs dos seus segmentos de insumos, agropecuária, agroindústria e agrosserviços.

Atenta a esses dados significativos, a Lothus Cargo, empresa brasileira especializada em logística e comércio exterior, com sede em Campinas (SP), deve crescer 10% somente em negócios do Agro no ano de 2023. Os números da empresa ainda estão sendo fechados Para Dina Santos, diretora executiva da Lothus Cargo, não é só isso. “Os números são representativos, mas nós olhamos além. Acreditamos que é o setor que ainda pode crescer e será o campo da economia que irá desenvolver o Brasil no futuro”, avalia Dina.

Visita à China

Representada pelas executivas da empresa, Mariana Mauricio e Fabricia Ribeiro, a Lothus Cargo marcou presença em uma viagem de negócios à China no final de 2023. Elas ficaram impressionadas com os avanços tecnológicos e o potencial de crescimento comercial entre Brasil e China no setor de agronegócios.

A empresa aposta em seus diferenciais logísticos para progresso neste segmento. O caminho é a expertise da empresa para serviços de “ex-tarifário”, recuperação de impostos, remoção da carga para terminais com melhores custos, benefícios de ICMS e o regime aduaneiro especial de Drawback, são alguns exemplos. “Sem contar nosso time de especialistas no assunto, que trabalha na solução operacional adequada de importação, exportação ou de transporte para cada cliente”, completa Leandro Soriano, diretor comercial.

Hoje o segmento do Agronegócio representa 20% nos negócios da Lothus Cargo. A empresa trabalha na importação não só de máquinas, equipamentos, irrigação, insumos, além, naturalmente, de commodities. As operação são quase que na totalidade via setor marítimo. “O Brasil está em papel de destaque para continuar a liderar o mundo na produção de alimentos e matérias-primas agrícola. A industrialização do agro é o caminho para o crescimento do País”, finaliza Dina Santos.

Fundada em 2013 a Lothus Cargo é uma empresa 100%  brasileira especializada na prestação de serviços logísticos, atuando fortemente nas áreas de agenciamento internacional de cargas e desembaraço aduaneiro, tanto na importação quanto na exportação, nos modais aéreo, marítimo e rodoviário.

A empresa oferece aos clientes um serviço diferenciado, baseado no comprometimento e na busca de melhoria contínua para suas operações logísticas. Os colaboradores recebem treinamento constante, para que estejam preparados para consultoria em assuntos diversos.

Os parceiros desfrutam de transparência nas operações e busca comprometimento no atendimento ao cliente. A empresa acredita que para obter excelência no atendimento é preciso tratar os clientes com exclusividade.

 

Foto: Dina Santos, diretora executiva da Lothus Cargo.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS DESTACA EPISÓDIO PARA O MERCADO DE CONSÓRCIOS

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre o mercado de consórcios, às…

11 horas ago

ADVOGADA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Um levantamento do Ministério da Previdência Social mostra que depressão e ansiedade são responsáveis por…

15 horas ago

REGIONAL CAMPINAS DO SINDUSCON-SP PROMOVE RODADA DE NEGÓCIOS

O SindusCon-SP realiza Rodada de Negócios da Construção em Campinas reunindo grandes empresas do setor…

16 horas ago