OS DESAFIOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PARA CRESCEREM 20% AO ANO, TRÊS ANOS SEGUIDOS

As Scale-ups são empresas que crescem, anualmente, pelo menos 20%, por três anos consecutivos, seja em número de funcionários ou de receita. Amplo estudo da Endeavor, organização internacional que inspira e conecta empreendedores de alto impacto, aponta que no Brasil essas empresas são apenas 1,5% das 16 milhões em funcionamento, porém foram responsáveis nos últimos anos por mais de 50% de todos os novos empregos gerados – 92% delas são de pequeno e médio porte (PMEs). 

Em um cenário de incertezas da economia brasileira e de retração para centenas de milhares de negócios, umas destas Scale-Ups brasileiras tem ajudado direta e indiretamente milhares de empresas a criarem e estruturarem seus dispositivos de crescimento a partir das áreas de marketing e vendas. A Resultados Digitais, fundada em 2011 e que somente nos últimos três anos cresceu mais de 200% ao ano, alcançando 9 mil clientes e mais de 500 colaboradores, analisou os principais fatores de sucesso para um negócio se tornar uma Scale-up e propôs uma metodologia, já adotada por centenas de negócios.

Os insights e métodos foram apresentados pelo CEO da RD, Eric Santos, no keynote de abertura de um dos maiores eventos itinerantes de marketing digital e vendas do país – o RD On the Road, que recebeu na edição de São Paulo nesta quinta feira (06/07), mais de 1500 profissionais.

Para o executivo e cofundador da Resultados Digitais a melhor forma para se criar mais Scale-ups é na estruturação de uma máquina de crescimento interno, que seja previsível, escalável e lucrativa. Segundo Eric, o crescimento precisa ser previsível, para que a empresa possa determinar os momentos de investimento e de expansão do time; escalável para que possa construir um ativo de longo prazo e possa melhorando os canais de aquisição de clientes continuamente; e lucrativa para que todo o investimento possa retornar a todos os atores envolvidos.

A metodologia defendida pela Resultados Digitais aponta para três estratégias bem definidas que permitem operações previsíveis, escaláveis e lucrativas: o inbound marketing, que busca atrair e educar o mercado alvo a partir da oferta de conteúdos relevantes; o inbound sales, que atua com o objetivo de converter ativamente leads em novos clientes; e o customer success, que enfatiza a importância de uma empresa de entregar sucesso de fato para os seus clientes. Este ciclo, que permite o crescimento ordenado das empresas, somente acontece se estiver amparado por talentos, foco em gestão, parcerias e, sobretudo capital para investimento e melhorias contínuas.

Por fim, na sua exposição, o CEO da desenvolvedora da plataforma RD Station, compartilhou com os participantes as técnicas e frameworks que a empresa adotou desde o seu início com as premissas e projeções do negócio, as iniciativas de planejamento e priorização de decisões, além do acompanhamento das principais métricas de performance.

Foto: RD On the Road em São Paulo.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

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