ARTIGO DO CEO DA SUMONE LUCAS PRIM
Enquanto muitas empresas focam no mercado global, poucas realmente veem o potencial da geolocalização no varejo. Criado com o objetivo de aumentar a visibilidade do negócio na sua vizinhança, o marketing local de resultados é uma forma do empresário criar um planejamento eficiente e não fechar as portas. Como? Voltando as ações estratégicas de marketing para o público-alvo da região em que o estabelecimento está localizado. Ou seja, o marketing local (LSM) é mais uma especialização do tradicional, em que são estudadas informações relevantes dos consumidores da vizinhança, como seu hábitos, por exemplo.
Com esses dados é possível fazer promoções mais efetivas, por um custo muito (repito, muito!) menor. E a internet, desde que seja bem utilizada pelo comerciante, pode ser uma grande aliada. Os consumidores pesquisam cada vez mais na internet – seja nas redes sociais, seja em buscadores como o Google -, as marcas e produtos para definir o melhor preço e loja para efetuar a compra. Mas, assim como o consumidor encontra a marca, o empresário pode encontrar o consumidor, basta ele utilizar o meio digital a seu favor, identificando o público e oferecendo, assim, algo que realmente faça sentido para ele. A personalização é um ponto fundamental para que qualquer cliente retorne ao estabelecimento.
Por isso, o empresário pode abrir mão das velhas ações tradicionais, e normalmente caras, para ter mais efetividade. Ele só precisa seguir algumas táticas claras de gestão. Entre as diversas dicas que são compartilhadas pelas técnicas do marketing local de resultados ressalto duas muito importantes para o ramo: conheça a fundo os seus concorrentes mais próximos e segmente as ações promocionais de acordo com aspectos importantes do público, como gênero, interesses e geolocalização. Pensando em cada cliente individualmente, o empresário terá mais sucesso nos resultados, com certeza.
Muitos varejistas se esforçam em aumentar o número de lojas, escalar as vendas e conquistar mais e mais clientes antes mesmo de conquistar a confiança e a credibilidade necessária na região em que está inserido. Assim como cada consumidor deve ser visto de maneira personalizada e única, as ações de marketing precisam começar localmente para depois quebrar as barreiras e paradigmas. Se o comerciante não prestar atenção a esse ciclo de crescimento, poderá quebrar a cara logo no início da implantação. Portanto, no marketing, a expressão pense globalmente mas aja localmente, ainda – e cada vez mais – faz todo o sentido.
Lucas Prim é CEO e cofundador da Sumone.
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