A Prefeitura de Hortolândia (SP) vai aderir aos programas propostos pela Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) para atrair novos investimentos para a cidade e movimentar a economia local. A informação é da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet, que participou, nesta semana, do evento promovido pela Investe São Paulo para apresentar os programas disponibilizados pelo órgão. “Queremos estreitar os laços com o governo estadual para potencializar as políticas públicas de desenvolvimento econômico do município. Vamos colocar Hortolândia no foco dos investidores do Estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas”, disse a secretária. 

A Investe São Paulo trabalha com ferramentas como o programa Chega Mais, Capital Humano, Progex, PEIEX e Plataforma IPT Pró-Município, para auxiliar os municípios no desenvolvimento de políticas públicas para potencializar o desenvolvimento econômico, oferecendo treinamento e suporte aos funcionários da Prefeitura no atendimento in loco dos investidores.

O programa Chega Mais é uma ação realizada pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) para aumentar a longevidade dos pequenos empreendimentos recém-abertos no Estado por meio de cursos online de capacitação e atendimento por técnicos especializados.

O Capital Humano é a expansão da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que oferece cursos superiores gratuitos à distância com o objetivo de formar mão de obra local. Em Hortolândia, a Univesp começou a funcionar neste ano, graças à parceria da Prefeitura com o Estado. No Polo Hortolândia, que funciona dentro da ETEC (Escola Técnica Estadual), são oferecidos quatro cursos: Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

O Progex (Programa de Apoio Tecnológico à Exportação) tem como objetivo promover ações e integração de trabalhos técnicos, científicos, culturais, esportivos e artísticos, desenvolvidos por uma Instituição, em prol e em parceria com a comunidade.

A PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) prepara as empresas para o início do processo de exportação de produtos de forma planejada e segura.

A Plataforma IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) Pró-Municípios conecta os gestores públicos com o conhecimento técnico do IPT em engenharia e tecnologia, apoiando no planejamento, gestão e execução de políticas públicas, nas decisões ligadas a compras e licitações e capacitando as equipes em diversos temas. “Alavancar a economia de Hortolândia é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Vamos aderir aos programas propostos pela Investe São Paulo, como uma das estratégias de estruturação de novas ferramentas para auxiliar todos os setores da economia existentes no município”, ressalta Monique.

De acordo com a secretária, o papel da Prefeitura é oferecer suporte aos trabalhadores que começaram o empreender num cenário de crise econômica. “Muitas pessoas que perderam seus empregos procuram empreender como alternativa de vida. É nossa missão ampliar a visão, o poder de gerenciamento e a competitividade no mercado daqueles que estão iniciando a vida empresarial neste momento de retomada do crescimento econômico”, observa Monique.

Foto: Apresentação dos programas da Investe São Paulo.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

LEANDRO KARNAL FAZ PALESTRA EM SUMARÉ

Acontece nesta quinta-feira (09/05), às 19h, no Clube Recreativo, que fica na Av. Rebouças, 863,…

5 horas ago

CCCER PROMOVE PRIMEIRO EVENTO QUE MARCA 10 ANOS DE FUNDAÇÃO

A Câmara de Comércio Exterior de Campinas e região  (CCCER) realizou na última terça-feira (07/05)…

13 horas ago

ADVOGADA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Um levantamento do Ministério da Previdência Social mostra que depressão e ansiedade são responsáveis por…

1 dia ago

REGIONAL CAMPINAS DO SINDUSCON-SP PROMOVE RODADA DE NEGÓCIOS

O SindusCon-SP realiza Rodada de Negócios da Construção em Campinas reunindo grandes empresas do setor…

1 dia ago