ARTIGO DE MAIKO MAGALHÃES
O que seria do Rock in Rio se desde 1985 até hoje o festival não tivesse se transformado para agregar sua imensa plateia? Outro grande sucesso de público e mídia, o Salão do Automóvel
As coisas, de fato, mudam. Tão dinâmico quanto os eventos é a forma como empresas e negócios de todos os portes vêm realinhando seus planos de comunicação.
Para atingir um grau de eficiência em termos de comunicação, é preciso, antes de tudo, dedicar um tempo para recalcular a rota. O profissional de comunicação, responsável por aproximar com eficiência negócios, produtos, conceitos e público, tem como primeiro desafio a realização de uma anamnese que permita diagnosticar o que se reverte em bons resultados e o que precisa ser mudado, considerando-se sempre as expectativas do cliente e a realidade.
A disposição e as ações para o recálculo da rota devem, necessariamente, evitar os atalhos da chamada “comunicação hipocondríaca”. Investimentos em redes sociais e aplicativos e em determinados blogs, mesmo os mais acessados, nem sempre se revertem em visibilidade para o cliente. Da mesma forma, nem sempre a atuação de um influencer trará fortalecimento da marca.
Muito importante é pensar que cada negócio tem um jeito próprio de se conduzir nas vias de mãos múltiplas da comunicação. E as rotas podem – e devem – ser recalculadas de tempos em tempos. Afinal, os mapas da comunicação são dinâmicos e sempre se mostrarão desafiadores.
Maiko Magalhães é formado em jornalismo, especializado em marketing, política, mídias digitais e comunicação coorporativa. Como empresário, atua em assessoria de imprensa, produção audiovisual e direcionamento de comunicação.
O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da…
A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a sua Roda de Conversa mensal, neste sábado, dia…
No mundo dos negócios, escolher o preço certo para produtos ou serviços é uma tarefa…
ARTIGO DE JORGE BAHIA Essencialidade, relevância e imprescindibilidade são características de alguns produtos e serviços,…
A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Orbis Pesquisa…