Segundo
os itens avaliados que inclui pavimento, sinalização e geometria da via, as
duas rodovias tiveram a classificação “ótimo”. Desde o início da concessão do
Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, a Rota das Bandeiras vem executando uma
série de investimentos ao longo dos 145,5 km da rodovia D. Pedro I, com
destaque para a recuperação especial do pavimento, que garantiu maior segurança
e conforto aos usuários, e a implantação das novas marginais no trecho urbano
de Campinas, que vão eliminar os conflitos viários e oferecer maior fluidez ao
trânsito da região.
No item
pavimento, a CNT verificou a capacidade de suportar efeitos de mau tempo e se a
estrutura permite o escoamento das águas. E, além de analisar a sinalização das
vias, o traçado geométrico também foi estudado e as rodovias que oferecem risco
de direção aos motoristas perderam pontos neste quesito.
Segundo a
pesquisa CNT, a melhor ligação rodoviária do Brasil está entre as cidades de
São Paulo e Limeira, formada pelas rodovias Washington Luiz (SP-310), BR-364 e
rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Na segunda posição, figura a ligação entre
São Paulo e Uberaba (MG), formada pela rodovia Anhanguera (SP-330) e sua continuação
no Estado mineiro, onde é conhecida como BR-050.
Foto 1 – Rodovia D. Pedro I
Crédito: Fernando Maia
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